Colunistas

Limpeza de veículos para envelopamento com vinil autoadesivo

Se você estiver fazendo um envelopamento de veículo, a preparação de superfície envolve um processo de três etapas: lavagem com detergente, limpeza com solvente (desengordurante/desengraxante) e uma final limpeza com álcool isopropílico.

Etapa #1: Os veículos devem ser lavados no dia antes da aplicação com água limpa e detergente. Isso deve remover a maior parte da sujeira solúvel em água. Lavar no dia antes da instalação permite tempo suficiente para que a unidade completamente seque, mesmo sob as cabeças dos rebites e entre os painéis, onde realmente importa.

Certificar que esteja completamente seca a superfície antes de aplicar imagem. A água retida por baixo das cabeças de rebite pode causar o levantamento do vinil nestas áreas. Umidade sob as emendas das chapas também causa problemas.

Limpeza de um veículo que será envelopado, é claro, requer um pouco mais de cuidado. Nestes casos, cada parte do veículo deve estar impecável antes de começar, incluindo áreas debaixo dos para-lamas, das portas, do capô e porta-malas. Regiões que acumulam muita sujeira.

Etapa #2: Depois de se lavar a superfície com água e detergente, o segundo passo é limpar a superfície com solvente. Mesmo que uma superfície lavada parece limpa, contaminantes, tais como ceras, gorduras, graxa e óleos são prováveis ainda estar presentes.

Para remover estes contaminantes, use desengraxantes ou desengordurantes comerciais à base de xilol ou toluol. Produtos encontrados em lojas de vendas de produtos automobilísticos.

NOTA DE SEGURANÇA: Sempre que você usar qualquer tipo de solvente sempre ler as advertências no rótulo e na FISPQ. Você deve trabalhar em um local bem ventilado, usar o equipamento de segurança e recomenda seguir os procedimentos recomendados.

ATENÇÃO – Faça testes. As formulações dos diversos produtos de limpeza a base de solventes variam muito de um fabricante para outro. Algumas formulações são muito fortes. Para garantir que você não danificar o sistema de pintura do veículo, testar o solvente em uma área escondida do veículo antes de usá-lo.

Concentre a limpeza nas áreas”escondidas”, ou seja, nas bordas das portas, capô, para-lamas.  Nas áreas das bordas das peças com borracha, também, acumulam muita sujeira.

Etapa #3: Uma vez que o desengraxante pode deixar resíduos oleosos, limpar superfície álcool isopropílico. Este último passo deve ser realizado com ambas as mãos. Uma com um pano embebecido com o álcool e a outra com um pano seco. Depois de aplicar o solvente na superfície, limpe-a antes que o álcool se evapore. Faça essa limpeza final momentos antes da aplicação do vinil para remover quaisquer contaminantes do ar que pode se instalaram na superfície do veículo.

CONSIDERAIS FINAIS: Muitas vezes, a limpeza da superfície é a última coisa que um instalador pensa. Frequentemente, ela é ignorada por todos. Mas é a primeira causa dos problemas de adesão do vinil. Considere o seguinte: se você não limpar a sujeira e gordura da superfície, como o vinil ficará aderido à superfície? Oleosidade e sujeira! Limpeza de superfície inadequada é uma receita certa para o fracasso de envelopamento com vinil. Se você quiser que seu trabalho resulte numa boa instalação, limpe adequadamente o veículo antes da aplicação do vinil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *