Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_170414963.jpg

Pré-tratamento para impressão em camisetas pretas

A impressão em camisetas pretas pode ser um desafio para o serigrafista, e o segredo está no pré-tratamento. Saiba mais.

Dúvida da leitora Juliana Vaz

As camisetas pretas estão entre as preferidas de diversos públicos. Seja para receber estampa de bandas musicais, games, marca de empresas ou para personalizar uniformes, a camiseta preta apresenta uma estética diferenciada, que é apreciada e demandada pelo mercado. No entanto, sobretudo quem está começando no segmento de serigrafia, por vezes, deixa de trabalhar com a impressão em camisetas pretas em razão de alguns desafios e dificuldades encontrados para esse produto.

Então, para não perder negócios, é importante que os empreendedores saibam como extrair os melhores resultados ao trabalhar com camiseta preta. Para ajudar, preparamos algumas dicas sobre como fazer o pré-tratamento para impressão em camisetas pretas. Acompanhe.

Por que costuma ser difícil trabalhar com camisetas pretas?

Há alguns assuntos controversos no segmento de serigrafia, principalmente entre quem ingressou recentemente no mercado - e um deles é a impressão em camisetas pretas. Isso porque a atividade é conhecida por ser mais difícil e apresentar possibilidades expressivas de erros.

Felipe Simeoni, gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da Global Química & Moda, explica que essa dificuldade se dá "porque, obrigatoriamente, utiliza-se a tinta branca para impressão. E, quando isso acontece, acrescentam-se duas etapas no processo: aplicação do prime e a secagem posterior à aplicação. Erros nessas etapas irão resultar em falhas no resultado final".

Dicas para fazer o pré-tratamento para impressão em camisetas pretas

O  pré-tratamento é um procedimento de preparação do tecido para o processo de impressão. Ele é muito importante para a impressão de camisetas pretas, já que auxilia na manutenção da cor da tinta sobre as fibras do tecido.

Simeoni esclarece que, antes de qualquer coisa, é "fundamental ter o processo de produção bem definido e, posteriormente, seguir esse procedimento. Outra questão importante é analisar o tecido, verificando se há muitos 'pelos', pois isso pode atrapalhar a qualidade da impressão em camisetas pretas".

Além disso, o gerente indica que "escolher o produto certo e de qualidade; utilizar a quantidade adequada, observando a indicação do fabricante, e ter cuidado no momento da aplicação, espalhando uniformemente, são ações importantes para o processo ser bem-sucedido e se evitar erros na impressão".

Assim, para fazer um bom pré-tratamento para impressão em camisetas pretas, é fundamental utilizar a quantidade apenas suficiente de prime, espalhando bem e uniformemente - o líquido deve umedecer homogeneamente a camiseta, sem apresentar excesso ou falta. Também é importante esperar que ele seque antes de iniciar a impressão - aqui, deve-se lembrar que essa não deve ser feita com o tecido úmido.

Outro cuidado que faz diferença no resultado final é verificar junto ao fornecedor da camiseta preta as configurações adequadas de pré-tratamento. Isso porque a taxa de absorção varia conforme fatores como marca do fabricante de camisetas - assim, algumas irão precisar de mais prime do que outras.

Em um primeiro momento, esses cuidados podem parecer desnecessários, mas a verdade é que são essenciais para garantir a boa qualidade da sua impressão em camisetas pretas.

Quais são os erros mais comuns?

Para Simeoni, os erros mais comuns são "passar o prime na quantidade errada e não o espalhar da forma correta. Outro problema bastante recorrente é secar a peça depois da impressão na prensa com temperatura ou pressão errada". Esse último ponto pode fazer com que a camiseta fique desbotada ou que a tinta fique manchada. Ainda, se o pré-tratamento feito não estiver uniforme, ou mesmo se ele estiver ausente na área de impressão, a qualidade da estampa será prejudicada.

Vale ressaltar que esse tipo de pré-tratamento para impressão em camisetas pretas é caracterizado comumente por ser um processo offline, isso é, que demanda um operador. Por isso, ele é suscetível a erros comuns de falha humana, que, para ser combatida, demanda o estabelecimento e a adoção consistente de métodos de trabalho mais eficientes e seguros.

Também é recomendado utilizar na prensa térmica papel Teflon ou papel siliconado, para evitar problemas e garantir a qualidade do trabalho.

 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar