As cores das suas estampas não apresentam o resultado esperado? Será que você utiliza o sistema de reprodução de cores certo entre os tipos RGB e CMYK?
A definição de cores para sua estampagem não é tão simples, já que há diferenças de uma para outra, ficando até mesmo fora do esquema visto na tela do computador.
Mas, a resposta está baseada no sistema de pigmentação ou de luminosidade, conforme o sistema.
Parece confuso? Para auxiliar você, elaboramos este artigo. Nele, você entenderá o que é o padrão de cores RGB e CMYK e qual é a melhor opção para suas estampas.
O que são os sistemas de reprodução de cores?
As cores estão presentes no nosso dia a dia. Elas afetam os mais variados segmentos, desde a indústria, moda, arquitetura, tecnologia e claro, a comunicação visual, não é mesmo?
Mas você sabe o que são os sistemas de reprodução de cores? Adiantamos que são fundamentais para seu projeto.
Basicamente, estes são métodos utilizados para representar e comunicar cores de forma digital ou física. Eles definem um conjunto de valores numéricos ou padrões que correspondem a uma determinada cor.
A escolha do sistema de cores correto é crucial para garantir que uma imagem ou objeto seja reproduzido com a maior fidelidade possível, seja em uma tela, em uma estampa ou em qualquer outro meio visual.
E para melhor entender sobre as cores, o primeiro passo é reconhecer as diferenças entre os principais sistemas de cores, como o sistema RGB ou CMYK. É sobre isso que falaremos a seguir!
O que é o sistema RGB?
"RGB" é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado pelos tons de:
- Vermelho (Red);
- Verde (Green);
- Azul (Blue).
O principal propósito do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV, computadores, mídias digitais e celulares em geral.
A grande característica deste sistema é o uso da luz para gerar cores. Nossos monitores, por exemplo, são compostos por pixels. Cada pixels possui cada uma dessas três cores, e sua junção resulta em diversas outras que compõem a imagem.
As cores são atingidas com a mistura das três cores primárias em um número definido numa escala de 0 a 255. Na mistura das três o valor máximo (255) atinge a cor branca e o valor mínimo (0) resulta na cor preta.
O que é o sistema CMYK?
O sistema CMYK se trata de uma abreviação para:
- Cyan (Ciano);
- Magenta (Magenta);
- Yellow (Amarelo);
- Key ou Black (cor chave ou preto).
Diferentemente do RGB, este sistema não se baseia na emissão de luz (pixels), mas sim na pigmentação ou absorção da luz.
Esse sistema é considerado subtrativo e suas cores são consideradas cores subtrativas primárias. Cada uma representa duas aditivas primárias, em que uma delas foi subtraída pela luz branca. Basicamente, o objeto irá refletir a cor do sistema que não foi absorvida.
A combinação destas três cores forma o preto, formando o sistema CMYK.
Por essa característica, o CMYK é o esquema oficial adotado pelo universo gráfico, pois tem a capacidade de reproduzir a maior parte das cores do espectro visível.
Com esta forma de impressão, consegue-se reproduzir todas as cores combinando as quatro primárias, em níveis que vão de 0 a 100%.
Este sistema é empregado por impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia.
As 4 cores que determinam este padrão são capazes de formar uma série de outras tonalidades, criando a possibilidade infinita de tons dos mais variados.
Mas afinal, qual é a melhor escolha para a estamparia?
Para saber qual é o padrão mais indicado para seu negócio, basta entender a finalidade do material e onde ele será utilizado.
Ou seja, avalie as especificações técnicas e adeque o material ao sistema de cor mais adequado.
Em linhas gerais, o sistema de cor CMYK é o mais utilizado em:
- Cartões de visita;
- Estampas de camisetas e demais tecidos;
- Cartazes, banners e posters;
- Imagens de revistas ou jornais;
- Folders;
- Outdoors.
O sistema RGB, por sua vez, é recomendado para:
- Apresentações do Powerpoint;
- Banners para a internet;
- Vídeos, postagens de redes sociais e sites da internet.
Logo, a escolha do sistema de cores depende do meio em que a imagem será visualizada ou impressa. O RGB é ideal para telas e o CMYK para impressos.
Ao entender as diferenças entre esses sistemas, você poderá tomar decisões mais informadas. Com isso, obterá resultados de alta qualidade em seus projetos.
Portanto, lembre-se: não são todas as tonalidades de cores que, ao serem transferidas do computador para a estampa, terão o mesmo tom visualizado. Por isso, escolha o sistema certo!
Quer saber mais sobre o tema? Então entenda por que as cores não são fiéis na impressão
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.