Tintas de pigmentos são tintas de superfície que dependem totalmente da tensão e da viscosidade das receitas, da tensão superficial dos tecidos e da reação com pré tratamentos de choque químico ou recepção mecânica da tinta.
Tintas de pigmentos são aniônicas. O receptadores das tintas depositados no tecido em geral são catiônicos ou devem possuir caráter e propriedades que revelem rendimento de cor e definição de imagem imediatamente após a deposição das micro gotas de tinta na superfície do tecido. Tintas de pigmentos devem penetrar o mínimo nas fibras, porém o suficiente para colorir as colunas negativas dos tecidos de tear circular e outros tecidos de superfície irregular.
Acima de tudo a tinta de pigmento não pode vazar para o verso do tecido, porque haverá perda proporcional de cor. Caso haja muita penetração, haverá perdas generalizadas: nitidez da imagem, rendimento de cores e solidez na lavação. Em tecidos não tratados a nitidez da estampa e a solidez à lavação são fortemente prejudicadas, principalmente nas malhas de fibras celulósicas não tratadas para eliminação de fibrilas.
Na impressão de tecidos planos de baixa gramatura e superfície lisa, usando tintas de pigmentos, cuja fórmula contenha resinas formadoras de filmes, os efeitos negativos da ausência de pré tratamento são menores.
Na impressão com pigmentos, menos é mais. A penetração das tintas deve ser controlada para o ponto exato em que o rendimento de cor se mantenha pelo menos próximo ao padrão de referência e a cobertura da superfície seja alta. Esta é uma contribuição exclusiva dos pré tratamentos.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.
Registre-se para fazer download desse recurso
Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.
Baixar