Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_441787183.jpg

Evite desperdício de matéria-prima na serigrafia seguindo esses passos

Escolha da tinta mais adequada costuma ser um dos grandes motivos de desperdício na indústria de serigrafia. Afinal, cada tipo de substrato e superfície demanda uma tinta específica. Dessa forma, a tinta usada para imprimir em um tecido não poderá ser usada para plásticos, por exemplo. E não ter esse conhecimento resultará em uma grande perda de tempo, material e dinheiro para o seu negócio.

O desperdício na indústria de serigrafia é extremamente negativo para o desenvolvimento do negócio. Ainda assim, ele costuma ser bastante comum e, muitas vezes, é causado por falta de conhecimento técnico a respeito dos processos.

Neste sentido, a escolha da tinta mais adequada costuma ser um dos grandes motivos de desperdício na indústria de serigrafia. Afinal, cada tipo de substrato e superfície demanda uma tinta específica. Dessa forma, a tinta usada para imprimir em um tecido não poderá ser usada para plásticos, por exemplo. E não ter esse conhecimento resultará em uma grande perda de tempo, material e dinheiro para o seu negócio.

A importância da tinta na serigrafia

"A escolha correta da tinta a ser utilizada é de primeira importância dentro do processo serigráfico, visto que é ela que determinará o sucesso ou, até mesmo, fracasso de um trabalho. À medida em que a serigrafia abarca uma quantidade vasta de substratos e possibilidades de efeitos finais, é de suma importância selecionar a tinta correta em meio a uma variedade de opções", explica Camila Erharter, proprietária da Tele Silk.

Conhecer a tecnologia de fabricação das tintas, portanto, ajuda a entender quais as suas aplicações. Afinal, a tinta é uma mistura de diversos componentes químicos e, portanto, pode ser dividida em alguns aspectos que impactam em seu uso.

Além disso, é o uso adequado da tinta que permitirá atingir o resultado final desejado. Permitindo, assim, a criação de produtos mais criativos e de alto valor agregado.

Como evitar desperdício no momento de escolher a tinta

"Primeiramente, é de extrema importância definir qual o substrato que receberá a tinta e qual o efeito final desejado para adquirir a tinta correta", explica Camila.

Para a especialista, ainda é importante entender com o fabricante qual o rendimento da tinta, uma vez que pode haver uma variação entre as linhas. "Por exemplo, tintas para sacolas de polietileno rendem em média 60m²/900ml; enquanto tintas à base d’água rendem em média 8m²/900ml".

Por fim, Camila recomenda não manter altos estoques de tintas coloridas, uma vez que elas são pouco usadas, salvo em exceções como a Copa do Mundo, em que há mais demanda pelas cores amarela e verde.

Tipos de tintas para serigrafia

Por fim, é importante conhecer os tipos de tintas para evitar o desperdício na indústria de serigrafia. Afinal, escolher a tinta errada resulta em desperdício não apenas da própria tinta, como também, do substrato e do tempo usados na impressão, além de outros insumos envolvidos no processo.

  • Tinta à base de água: indicada para aplicação em substratos têxteis como, como tecidos de algodão, mistos ou sintéticos, e para a impressão em papéis.
  • Tinta base solvente: indicada para acrílico, PVC rígido, poliestireno.
  • Vinílica base solvente:  indicada para madeira, acrílico, impressão em substratos de PVC, policarbonatos.
  • Sintética base solvente: indicada para papel e madeira.
  • Plastissol: indicada para substratos têxteis e etiquetas.
  • PUB base solvente: indicada para metais, polietileno de baixa e alta densidade, substrato de PU, polímero termoplástico, couro e tecidos de nylon.
  • Epóxi base solvente: indicada para impressão sobre metais, vidros, fenolite e fibra de poliéster.

Quer saber mais sobre tintas para serigrafia? Baixe nosso material exclusivo e gratuito!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar