A estamparia digital está conquistando cada vez mais o seu lugar no mercado e transformando a maneira de produzir da indústria nacional têxtil. Embora ainda seja considerada recente, a técnica tem evoluído a passos largos nos últimos anos e apresentado diversos benefícios ao substituir os tradicionais cilindros usados pelas empresas têxteis por impressoras, permitindo, num método muito parecido com a impressão em papel, que as estampas sejam impressas em alta resolução nos tecidos, com muito mais cores e riqueza de detalhes.
Diante desse cenário, não é difícil perceber a movimentação de empreendedores dispostos a investir nesse ramo. Pensando nisso, separamos, a seguir, algumas dicas para ajudar você a montar uma estamparia digital têxtil. Confira:
1. Crie um plano de negócio
Apesar de o mercado ser o mesmo, é preciso ter em mente que você estará atuando em um segmento diferente. Por isso, é importante definir como será o funcionamento desse negócio e quais os investimentos necessários para que ele comece a rodar.
Nessa etapa, é fundamental fazer previsões de custos e de vendas, bem como analisar o mercado para entender suas sazonalidades. Essas informações ajudarão você a aplicar os investimentos de forma adequada e analisar se este é, realmente, o melhor momento para viabilizar um novo negócio.
“Dessa forma, você diminui os riscos e as incertezas, identificando e restringindo os erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado”, ressalta Davi Jeronimo, consultor do Sebrae-SP.
2. Trabalhe um público ou nicho específico
Outro ponto a ser pensado é o público que você deseja atender com a sua estamparia digital têxtil.
Muitas vezes, focar nos mesmos clientes que já compram de você pode não ser o melhor caminho para conquistar o sucesso nesse segmento.
Uma boa dica aqui é focar em nichos de mercado, ou seja, grupos específicos e que não são atendidos atualmente. Além de ser uma ótima oportunidade de aumentar as vendas, os nichos costumam ser mais lucrativos justamente por apresentarem necessidades diferenciadas.
3. Alinhe o processo de fabricação
Com a parte do planejamento finalizada, é chegado o momento de focar na produção da sua estamparia digital têxtil.
Primeiro, você deve escolher os artigos que serão utilizados, ou seja, os tipos de tecidos. De acordo com o material, um corante será mais recomendado do que outro. Isso acontece porque a absorção dos tecidos é diferente.
Depois, você deverá fazer um controle de qualidade do tecido e os preparativos para a estampa. Nessa fase, é preciso ver se há algum resíduo presente na fibra e preparar quimicamente os tecidos para receber as tintas. Esse trabalho impacta diretamente na qualidade do resultado.
A calibração da máquina e o acabamento também influenciam na solidez, no rendimento, brilho, toque e, claro, no custo do produto final.
Por isso, você precisa analisar e desenhar como será cada etapa do processo, uma vez que isso impactará diretamente na qualidade dos produtos e nos investimentos necessários no negócio.
4. Escolha uma boa plataforma de vendas
A estamparia digital têxtil ainda está evoluindo e permite um processo de vendas diferente do que o processo tradicional.
Apesar de ainda ser um pouco mais devagar, esta área não possui uma quantidade ou metragem mínima para ser aplicada.
Essas vantagens abrem caminho para atender clientes menores ou, até mesmo, o consumidor final, que tem interesse em comprar poucas peças personalizadas.
5. Não se esqueça da logística e entrega
Outro ponto importante para investir em uma estamparia digital têxtil é estruturar o processo de estoque, a separação e a entrega dos pedidos.
Como é o desenho e o acabamento que diferenciação o seu produto dos concorrentes, é fundamental que você pense em uma estrutura que permita preparar e armazenar os produtos da estamparia digital de maneira adequada.
6. Use a criatividade
A criação de marcas e padrões pode fazer toda a diferença para o seu negócio se destacar no mercado.
Como a tecnologia digital reproduz as imagens, cores e padrões que foram imputados no computador, o resultado final do trabalho está diretamente relacionado ao que foi criado e à qualidade com que a estampa desenvolvida.
Por isso, pode valer a pena investir em um parceiro ou em um profissional que domine a área de desenho para estampas. Afinal, esse é um ponto que realmente pode levar o produto final a outro patamar.
7. Invista em divulgação
A divulgação é a alma do negócio. Tenha em mente que você estará trabalhando com produtos de alta qualidade e que permitem uma gama extensa de cores, padrões e desenhos.
Por isso, é fundamental investir em marketing e, quem sabe, pensar em um canal de vendas on-line para a sua estamparia digital.
Use os diferenciais de produto e o menor impacto ambiental gerado por esse modelo de negócios a seu favor e aposte na internet para vender ainda mais.
Quer saber mais sobre as oportunidades lançadas pela estamparia digital têxtil? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima.