A área de revestimento de paredes com tecidos impressos tem crescido no Brasil através de empresas que imprimem desenhos escolhidos em galerias de imagens ou com imagens do cliente.
Como quase tudo é feito de forma automática, é bom saber preparar seus arquivos para não ter surpresas no recebimento do produto. Sua loja ou você podem estar cadastrados em plataformas e assim, você pode revender tecido de parede e receber por isso.
Você ou seu cliente precisam definir tamanhos, cores e metragens e isso impulsiona a necessidade de software especializado para obter o melhor dos processos de design, separação de cores, coloração, amostragem e impressão. Para imprimir qualquer coisa é bem simples, para imprimir com qualidade e escolhas de cores já não é tão simples.
Os tecidos a serem impressos podem ser de poliéster, como o oxford, suede e a microfibra ou de fibras naturais, como a sarja e o tricoline, por exemplo. Materiais com mais ou menos gramatura, com mais ou menos durabilidade, laváveis ou não, definem onde aplica-los.
Os tecidos de parede não são novidade, foi muito usado antes até do papel de parede em séculos passados, são uma opção perfeita para locatários e proprietários de casas ou lojas que querem uma solução temporária para paredes em branco.
O tecido padronizado é aplicado com amido líquido, cola branca e, dependendo do tecido há opção autoadesivo, o que muito facilita o processo de instalação. Da mesma forma que, para o papel a parede, para o tecido a parede precisa estar sem imperfeições e limpa.
Cabe aqui comentar que a preparação do tecido para impressão e aplicação em parede não são simples. Vários pontos devem ser levados em conta, como a aplicação da cola para os rolos prontos para instalar, o corte das laterais sem desfiar para que se encaixem, e, no caso da fibra natural, um pré tratamento que deve ser realizado no tecido. Tanto se impresso com corantes reativos ou com pigmento, cada um tem seu pré tratamento.
No caso do reativo as empresas só aceitam imprimir 50 metros por variante de cor, o que faz com que você tenha que trabalhar com coleções e não por demanda, meu conselho para quem quer trabalhar por demanda é imprimir com pigmento.