Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que são imagens royalty-free e como facilitam seu trabalho!

O que são imagens royalty-free e como facilitam seu trabalho!.png
Nenhuma imagem é livre de direitos, estando protegida pela lei de direitos autorais. Quando “compramos” uma imagem, na verdade adquirimos a licença para usá-la.

Quando o assunto é uso de imagens prontas (stock), uma categoria que cresce cada vez mais é a “royalty-free” (livre de direitos). O nome pode levar a uma interpretação equivocada, pois é preciso pagar por seus direitos. A característica que torna este tipo de imagem muito fácil de usar é pagar pelos seus direitos uma única vez – e assim, você pode usar para sempre, no mundo todo. Não há necessidade de pagar valores adicionais a cada uso.

Entretanto, dentro da categoria royalty-free existe uma gama de licenças diferentes, algumas específicas para aplicação na moda e nas mercadorias. É importante contratar a licença adequada pois há modalidades que não cobrem este tipo de utilização. Imagens tão simples como desenhos de animais para usar na estampa de peças decorativas possuem direito de uso e portanto é preciso licenciá-los, ou seja, adquirir a permissão legal para usá-los.

Existem licenciamentos corporativos robustos que facilitam o fluxo de trabalho das empresas no uso de imagens prontas para criar suas mercadorias, Mas é necessário cuidados com os direitos de imagem; é preciso ficar atento ao tipo de licença contratada

Riscos do uso incorreto de imagens

Em 2019, o estilista Marc Jacobs foi notícia por supostamente copiar o logotipo da banda grunge Nirvana para uma de suas camisetas. Representantes da famosa, mas extinta banda processaram Jacobs por violação de direitos autorais, colocando a marca no centro da controvérsia mais uma vez- um caso semelhante ocorreu no começo dos 2000 quando uma artista acusou o estilista de usar seus desenhos em uma coleção sem receber por isso.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar