Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Listamos para você as principais causas de entupimento de cabeçote

entupimento cabeçote.png
O entupimento de cabeçote de máquinas é bastante comum. E quando ocorre, a impressão começa a falhar ao longo do uso.

Independentemente da marca ou modelo utilizado, as impressoras possuem diversos componentes que impactam no funcionamento do cabeçote. Portanto, é fundamental tomar algum cuidado e realizar manutenções frequentemente. Assim, você aumenta o tempo de vida útil da máquina e garante a qualidade em todas as impressões.

Estas falhas podem ser ocasionadas por diferentes fatores, que vão desde a temperatura até a umidade relativa do ar. Condições como o uso de tintas não originais, a ausência de manutenção preventiva e, até mesmo, deixar a impressora parada por muito tempo também podem levar ao entupimento de cabeçote de máquinas.

Condições que levam ao entupimento de cabeçote de máquinas

Temperatura

"A maioria das tintas utilizada em impressão digital secam por evaporação de solventes", explicam os profissionais da Pro Solven. Portanto, muitas impressoras contam com mesas aquecidas para que a evaporação seja mais rápida. No entanto, o aquecimento além do ideal da máquina pode levar ao entupimento de cabeçote. Para que isso não ocorra, a Pro Solven recomenda o uso de ar-condicionado para manter a temperatura abaixo dos 25 graus Celsius no ambiente de trabalho.

Umidade relativa do ar

A umidade do ar interfere na secagem das tintas. Isso acontece porque "as moléculas têm grande interatividade com a água, portanto, a alta umidade por abreviar a secagem". Para evitar o entupimento de cabeçote de máquinas por causa da umidade, o uso do ar-condicionado de forma moderada é recomendado novamente. Assim, é possível manter o ambiente mais seco.

Impressora parada

Os profissionais da Pro Solven chamam a atenção para este ponto: "ao contrário do que todo mundo pensa, uma impressora precisa imprimir para ter uma vida útil maior". Quanto mais impressões a máquina realizar, mais circulação de tinta vai acontecer na cabeça. Assim, as chances de aparecerem pontos de entupimento serão menores, aumentando a vida útil da máquina. Portanto, não deixe os seus equipamentos parados por muito tempo!

Uso de tinta que não seja original

"A composição das tintas deve seguir vários critérios de qualidade e uso de componentes de primeira linha". Tenha em mente que os componentes de uma tinta determinam não apenas a sua qualidade e durabilidade, como também podem aumentar as chances de um entupimento em fase precoce. "Por isso, uma boa opção é sempre a utilização das tintas originais", recomendam.

Falta de manutenção preventiva

Muitos dos empreendedores da área de comunicação visual não dão a devida importância para a manutenção preventiva. "É aconselhado que ela seja realizada mesmo antes da cabeça começar a apresentar entupimentos visíveis (falhas)". É recomendável que seja feita a troca de capping, dampers, lavagem da tubulação. Além de, claro, o processo de limpeza na cabeça de impressão, sendo que é fundamental que ele seja realizado por uma empresa especializada.

Soluções para os problemas

Manutenção da cabeça de impressão

A VR Brasil explica que impressoras sem uso há muito tempo podem passar por ressecamento ou decantação da tinta. Com isso, a saída de tinta dos cartuchos fica entupida, assim como outros componentes, o que leva ao mal funcionamento. Quando a tinta resseca, é preciso realizar uma limpeza da impressora. E assim, se indicam dois caminhos para tanto: pelo sistema (software) ou de modo físico.

Limpeza pelo sistema

Para que a limpeza seja feita pelo software, basta selecionar a respectiva opção, que vai esvaziar a tinta da impressora e retirar os resíduos dos cartuchos e mangueiras. Dessa forma, haverá espaço para a tinta nova. Este tipo de manutenção permite limpar todos os componentes interligados, como cartuchos, mangueiras e o cabeçote de impressão. No entanto, ele pode não ser suficiente, havendo a necessidade da limpeza física.

Limpeza física

Quando a limpeza pelo sistema não funciona, é necessário limpar os componentes de maneira física. Para tanto, você deve retirar os cartuchos e verificar se a saída deles não está ressecada. Caso esteja, o técnico deverá fazer a limpeza com água morna para dissolvê-la. Aqui, também é usada a limpeza com a seringa, que permite tirar a tinta que está na cabeça de impressão. Para isso, é injetado um líquido de solução e o processo é repetido até o cabeçote liberar um jato de água limpo. Limpeza física do tanque de tinta Este é um procedimento parecido com o de cima, porém, ele utiliza apenas a seringa. Com ela, o resíduo de tinta é sugado para retirar a tinta que a limpeza pelo sistema não conseguiu eliminar.

Troca de tinta

Em alguns modelos de máquina, é preciso usar uma pequena chave para liberar a entrada de tinta e, assim, colocá-la no bulk ink. Feito isso, basta colocar as tintas originais no tanque, sempre verificando qual o reservatório correto para cada cor. É importante ressaltar que as cores não devem ser misturadas ou trocadas de lugar, mesmo que os reservatórios estejam limpos. Ainda, é preciso tomar cuidado com a quantidade de tinta colocada para que ela não ultrapasse o limite do reservatório. Teste após a troca de tinta Depois da limpeza e da troca de tinta, é preciso realizar o processo pelo sistema para esvaziar o tanque de tinta novamente. Aqui, o bulk ink não vai esvaziar. O procedimento apenas suga a tinta do reservatório e a passa por todos os componentes para que ela saia na impressão.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar