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É assim que se prospecta nos meios digitais!

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Seguir prospectando no cenário atual, demanda uma adequação da abordagem de vendas e dos canais de contato para captar clientes. Confira três dicas de especialista.

De acordo com consultor comercial na Flexy Digital e professor de Marketing Digital, Sidney Pinheiro, passamos por um momento de grande transformação no comportamento do consumidor. “Hoje, no Brasil, 90% das compras, sejam de pessoas físicas ou jurídicas, iniciam com uma pesquisa no Google. Com isso, é importante que as empresas tenham em mente que ignorar o meio digital como potencial canal de negócios, nesse momento, é um fator de risco à sua competitividade”.

Confira três dicas para incorporar o digital em seus processos de prospecção, favorecendo maior captação de clientes e a transformação de “nãos” em “sims”

1. Utilize Inbound Marketing para prospectar clientes mais preparados para dizer “sim”. O Inbound Marketing é um dos caminhos mais promissores para estender sua prospecção para o meio digital. Por meio de conteúdos que ajudem seu público de interesse a aprender sobre seus problemas, você atrai leads qualificados, mais propensos a continuarem em seu funil de vendas e a dizerem “sim” para as suas abordagens comerciais posteriores. Além disso, essa é uma estratégia que permite que os clientes sejam organicamente atraídos para sua empresa, tornando a captação mais assertiva e facilitada, com pessoas ou empresas alinhadas com sua proposta. Para isso, você pode oferecer conteúdos relevantes em formato de blog posts, e-books, vídeos, entre tantos outros. É importante incluir em sua estratégia as landing pages, que são páginas otimizadas para a conversão. Nelas, em troca de seu conteúdo, seu público deixará seus contatos que poderão ser utilizados em sua estratégia de prospecção. Essa é uma forma estratégica, acessível e eficiente de seguir prospectando agora e no pós-pandemia.

2. Crie novos materiais de prospecção para o meio digital. Quase 60% dos empresários participantes de uma pesquisa afirmaram que preferem assistir a um vídeo do que ler um texto. E, de acordo com a Google, 70% dos clientes B2B assistem a vídeos em sua jornada até a compra. Você pode achar que não precisa depender do vídeo quando é capaz de falar com os clientes pessoalmente. No entanto, essa é uma possibilidade reduzida durante a pandemia. Por isso, é preciso tomar medidas proativas para tornar suas apresentações de vendas mais acessíveis e atraentes para os clientes em potencial alinhadas a esse momento. Saiba que os vídeos não precisam ser caros ou superproduzidos. Vídeos simples, genuínos e com uma mensagem clara e atrativa podem ser facilitadores de seu processo de prospecção e representar a diferença entre um “não” e um “sim”.

3. Experimente utilizar o LinkedIn como ferramenta de prospecção. O LinkedIn é uma rede social voltada a relacionamentos profissionais. Donos de empresas, gestores, compradores e decisores têm comumente um perfil no LinkedIn, assim como uma página de suas empresas. Você pode utilizar isso para aprender mais sobre seu público de interesse e criar uma abordagem de prospecção mais certeira, evitando um “não” imediato. Além disso, no LinkedIn, você constrói uma rede de conexões de primeiro nível e, em seguida, entra em seu radar por meio de suas postagens, que devem aparecer no feed da página inicial deles, fazendo com que esse público venha até você. Assim, pesquise cargos e setores de interesse, envie convites personalizados para se conectar, compartilhe em seu feed informações que sejam relevantes para seu público e comece a criar autoridade e interesse junto a ele. Tudo isso facilitará sua prospecção e a transformação de “nãos” em “sims”. Considerações finais Com a pandemia, além de se adaptarem a um ambiente de vendas remoto, vendedores e empresas também tiveram de se ajustar a uma mudança substancial no comportamento do cliente. De fato, a prospecção durante a pandemia pode oferecer novos desafios. No entanto, há caminhos e novas abordagens para ajudar a vencê-los. Os métodos convencionais de prospecção de negócios podem não ser mais tão adequados para tempos não convencionais. Esse é um bom momento para fortalecer relacionamentos, estabelecendo as bases para futuros negócios. Mas, também, para continuar captando novos clientes e obter os resultados necessários no curto prazo para sua empresa manter-se ativa e lucrativa. Esperamos que as dicas que apresentamos neste material ajudem seu negócio a prosperar, transformando continuamente “nãos” em “sims” em suas prospecções.

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