Com o fortalecimento dos debates sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável, a adoção de estratégias de responsabilidade socioambiental torna-se, hoje, um processo inevitável para as empresas. Não é à toa que o termo ESG (abreviação de Environmental, Social and Governance) tem ganhado tanto destaque no mundo corporativo: o conceito envolve, justamente, a implementação de ações sustentáveis considerando os pilares ambiental, social e de governança.
Em alguns setores, implementar ações de preservação ambiental acaba sendo mais desafiador, principalmente quando a atividade envolve tradicionalmente o consumo de grande volume de materiais e recursos naturais.
Buscando superar esse desafio e tornar o processo de impressão mais sustentável, empresas desse segmento têm desenvolvido iniciativas de redução no consumo de materiais e na geração de resíduos, procurando preservar os recursos naturais e aumentar o ciclo de vida dos produtos.
Se você quer saber como reduzir os impactos ambientais do seu negócio, continue a leitura: neste artigo, vamos apresentar 4 dicas para tornar sua empresa de impressão mais sustentável, e vamos ainda conhecer um pouco da história de um empreendedor do ramo que, há 20 anos, desenvolve estratégias de sustentabilidade em sua organização. Confira!
Quais impactos ambientais envolvem o processo de impressão?
Processos mais tradicionais de impressão costumam consumir maiores volumes de insumos e de recursos naturais, ou utilizar produtos com substâncias de potencial nocivo ao meio ambiente — podendo causar danos ecológicos se descartadas de forma inadequada.
Um exemplo de processo que, tradicionalmente, consome muita água é a impressão têxtil. Felizmente, com a chegada de novas tecnologias digitais de impressão em tecido, há cada vez mais opções disponíveis no mercado que gastam bem menos recursos e conferem resultados de ótima qualidade à impressão.
Saiba mais sobre tecnologias que tornam o processo de impressão mais sustentável neste conteúdo disponível no YouTube da FuturePrint.
Sustentabilidade como vantagem competitiva
Eduardo Gomes, diretor comercial da Chromajet, atua na área de impressão há mais de 30 anos, adota práticas de sustentabilidade há pelo menos duas décadas, antes mesmo de o conceito ganhar ampla popularidade no ambiente corporativo nacional.
Sua empresa de serigrafia e impressão digital começou do zero, sem recursos. Assim como muitas outras empresas recém-abertas, Gomes precisava conquistar seus primeiros clientes e ganhar visibilidade no mercado.
A implementação de práticas sustentáveis surgiu, então, dessa necessidade de conquistar um diferencial para o negócio. “A empresa começou pequena. Não tínhamos capital. As políticas ambientais da empresa foram desenvolvidas a partir da necessidade de conquistarmos uma vantagem competitiva”, explica Gomes, que começou a definir essas estratégias há cerca de 20 anos.
“Com esse processo em que as empresas começaram a buscar uma saída para a geração de resíduos, as outras organizações começaram a enxergar isso com bons olhos. Então, para nós, isso foi ótimo, porque só beneficiou o mercado”, ele analisa.
Gomes destaca que os impactos dessas ações são percebidos nos resultados positivos obtidos pelo negócio. “Para a gente, todo esse processo foi gratificante. Eu devo boa parte do sucesso da empresa a nós trabalharmos dessa forma, criando soluções que beneficiam o meio ambiente, a empresa e o funcionário”.
Dicas para tornar o processo de impressão mais sustentável
Implementar práticas mais sustentáveis em uma empresa do ramo de impressão pode parecer complicado, mas existem maneiras simples e de baixo custo que podem contribuir para a redução dos impactos ambientais na produção.
Confira, a seguir, algumas dicas para readequar o seu negócio e contribuir para processos mais sustentáveis de impressão:
1. Reduza o consumo e incentive a reutilização e reciclagem de materiais
Isso vale tanto para os materiais utilizados na impressão — como tintas e cartuchos — quanto para outros materiais utilizados no dia a dia da empresa, como papéis, documentos físicos e outros artigos de escritório.
Além de reduzir o consumo, lembre-se dos outros “R’s” da sustentabilidade: priorize também a reutilização e a reciclagem de materiais, tanto dentro da empresa quanto por meio de parcerias com outras organizações — participando de ações como a destinação correta de resíduos.
Para mais informações sobre o assunto, veja também este artigo que explica como destinar resíduos de estamparias e gráficas.
2. Busque fornecedores que tenham compromisso com a sustentabilidade
Gomes comenta que, mesmo com poucos fornecedores, a escolha de empresas que também tenham um compromisso claro com ações sustentáveis é muito importante. Dessa forma, o empreender ajuda a promover essa cultura de sustentabilidade em todo o processo de produção.
Verifique o histórico da empresa e identifique pontos importantes, como certificações que comprovam a qualidade e sustentabilidade dos processos (as “certificações verdes”). Avalie, também, se a empresa adota políticas claras de responsabilidade socioambiental no ambiente corporativo, realizando e apoiando ações que promovem essa agenda.
3. Reduza o consumo de materiais e insumos terceirizando serviços
Uma possibilidade que a empresa pode considerar para diminuir os custos e o consumo de materiais é optar pela terceirização de serviços. Gomes conta que essa estratégia foi adotada em sua empresa no processo de transição para a impressão digital.
4. Fortaleça as práticas sustentáveis como parte da cultura da empresa
Uma dica é incluir as políticas ambientais da empresa na integração de novos funcionários, de forma que eles se familiarizem com essas práticas desde o início das atividades.
Esses esforços de conscientização, segundo Gomes, fazem a diferença e geram impactos a longo prazo para a empresa e os colaboradores. “Os funcionários passam a enxergar a empresa como um estilo de vida”, comenta. “Ele aprende que jogar lixo na rua vai dar enchente; que, se ele não descartar as garrafas, o plástico, vai ter problema”, exemplifica.
Além das práticas voltadas ao pilar ambiental, é importante que a empresa também adote ações sociais e de governança corporativa, em conjunto com a comunidade e parceiros de negócios, que reflitam esse propósito de fortalecer a cultura da sustentabilidade na organização.
Dica extra: aproveite as oportunidades (e ofereça-as ao seu cliente)
“O profissional, hoje, tem mais acesso a materiais [sustentáveis] do que nós tínhamos 20 anos atrás”, avalia Gomes. “Então, ele tem que aproveitar a oportunidade e vender isso para o cliente de uma forma sustentável, mesmo”, conclui.
Se você gostou das dicas para tornar seu negócio mais sustentável, confira também o episódio da série “Histórias Inspiradoras” com a participação de Eduardo Gomes e Sousa, editor do jornal O Serigráfico!