Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como realizar a boa gestão da equipe?

Como realizar a boa gestão da equipe.png
Adotar boas práticas de gestão de pessoas não é um diferencial competitivo, mas uma estratégia de negócios

Colaboradores agregam criatividade e operacionalizam o negócio visando a satisfação de seu cliente. Assim, as áreas de gestão de pessoas, vendas e atendimento ao cliente precisam de uma atenção especial para funcionar adequadamente e impulsionar os resultados de sua empresa

Esse tópico é cada vez mais relevante por trazer benefícios significativos que vão muito além de cumprir as legislações a respeito do tema. Uma gestão efetiva gera melhora na performance das equipes, rentabilidade para a empresa, retenção de talentos, entre outros benefícios.

"Os processos de gestão de pessoas devem ser colocados em prática para atrair, reter e desenvolver pessoas, extraindo o melhor de cada uma delas. As empresas que se dedicam a isso obtêm diferenciação, por meio de um ambiente que favorece a produtividade e possibilita que tanto os colaboradores quanto o negócio cresçam e se desenvolvam", explica Patricia Santos, consultora de Gestão de Pessoas e coaching empresarial.

Embora esse processo possa parecer complicado em um primeiro momento, saiba que existem formas efetivas de engajar pessoas e torná-las aliadas do sucesso do seu negócio. Esse cuidado é fundamental para evitar os altos índices de rotatividade e a perda de talentos, impactando diretamente na produtividade da empresa e em seu desempenho.

O aumento da competitividade e o ritmo acelerado do mercado, cada vez mais, estão levando as empresas a reverem seus processos e a aprimorarem práticas para promoverem um ambiente que favoreça o engajamento de colaboradores e, por consequência, a lucratividade do negócio. De fato, um estudo demonstrou que organizações com equipes engajadas podem superar em mais de 200% os resultados daquelas com colaboradores sem engajamento. Isso porque os funcionários motivados e engajados são mais produtivos e comprometidos, não trabalhando somente em busca de seu pagamento, mas contribuindo ativamente para que a empresa atinja seus objetivos. Como você deve imaginar, uma boa gestão de pessoas vai além de espalhar frases motivacionais pelas paredes da empresa ou na assinatura dos e-mails.

É preciso exercer uma boa liderança e adotar medidas estratégicas que tornem esse objetivo uma realidade. Estratégias como o feedback contínuo e avaliações de desempenho e performance ajudam a valorizar os colaboradores e a identificar quais caminhos devem ser trilhados em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional de cada um deles. Além disso, uma comunicação direta é importante para que ruídos organizacionais não tomem forma e as instruções sejam claras e assertivas.

Confira mais detalhes sobre gestão de pessoas no nosso material exclusivo e gratuito!
É só clicar no botão laranja "Baixar"

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar