Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

EPIs: segurança do trabalho com impressoras e equipamentos

EPIs: segurança do trabalho com impressoras e equipamentos

A segurança do trabalho é fundamental no setor de comunicação visual. E isso vale tanto para os equipamentos quanto para os técnicos que os manipulam frequentemente.

Todas as atividades profissionais que possam ocasionar algum risco físico ao trabalhador devem ser realizadas com o auxílio de EPIs. Ou seja, de equipamentos de proteção individual que aumentam a segurança do trabalho e envolvem, entre outros, óculos, luvas, botas e máscaras.

Siga com a leitura e entenda melhor a importância dos EPIs na segurança do trabalho bem como as normas para o setor!

A importância dos EPIs na segurança do trabalho

O uso de EPIs garante a segurança e a saúde do trabalhador, assim como a sua proteção. Dessa forma, ele evita consequências mais graves em casos de acidentes.

Além disso, o EPI colabora para que os trabalhadores não sejam expostos a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade produtiva e de vida dos profissionais.

Para oferecer os EPIs corretamente, a empresa deve avaliar os riscos ocupacionais envolvidos na atividade. Assim, é possível identificar os perigos e, então, selecionar quais os equipamentos mais adequados para evitá-los.

Ainda, é obrigação da empresa que os profissionais usem os equipamentos de segurança do trabalho de maneira correta. Afinal, não basta disponibilizar os EPIs se eles não forem usados durante todo o expediente e de acordo com as determinações da empresa.

Riscos na indústria gráfica

De acordo com um mapeamento do SESI, os riscos envolvidos na atividade gráfica são os seguintes:

  • Copiador de fotolito/copiador de chapas: a exposição aos produtos químicos, corrosivos e vapores de solventes orgânicos envolvidos na atividade demandam o uso de luvas, óculos de segurança e avental de PVC.
  • Operador de guilhotina: o calçado de segurança é o EPI mais recomendado para esse profissional.
  • Impressor offset: está suscetível a acidentes de contato e prensagem das mãos nas máquinas. Além de ter contato direto com o manuseio, transpor e armazenamento de materiais. Portanto, o recomendado é o uso de protetor auditivo, óculos de segurança luvas de PVC, calçado de segurança com biqueira de aço e respirador para solventes orgânicos durante a limpeza da máquina
  • Impressor flexográfico: o profissional está exposto aos vapores de solventes orgânicos provenientes das tintas e solventes. Portanto, recomenda-se o protetor auditivo, as luvas de PVC, o calçado de segurança com biqueira de aço e creme protetor para as mãos.
  • Impressor serigráfico: está suscetível ao ruído das máquinas e ao manuseio e armazenamento de materiais de forma inadequada. Assim, o ideal é que use as luvas de PVC para limpeza, respirador para solventes orgânicos e creme protetor para as mãos.

Conheça a norma NR-12

A NR-12 é uma norma de segurança do trabalho que deve ser aplicada em todos os setores e em qualquer empresa gráfica. Ela determina a adoção de medidas de proteção coletiva, administrativas ou de organização do trabalho e de proteção individual.

De acordo com a norma, se há uma falha técnica ou humana, o sistema deve entrar em um estado seguro. Isso acontece por meio da atuação imediata de dispositivos de segurança específicos que evitem o descontrole e danos no ambiente e para as pessoas.

A NR-12 ainda exige a implantação de proteções físicas fixas nas áreas de risco. Por exemplo, a proteção de sistemas de transmissão por correias e polias ou um circuito de parada de emergência.

Os trabalhadores também devem ser orientados a respeito do uso dos EPIs e as medidas de segurança de trabalho devem ser aplicadas durante toda a jornada.

Por fim, é importante que existam treinamentos periódicos e documentados a respeito de todos os procedimentos internos e dos riscos envolvidos.

A empresa também deve realizar manutenção preventiva de seus equipamentos. Afinal, essa é uma tarefa que diminuiu a probabilidade de falhas técnicas e, portanto, colabora para aumentar a segurança do trabalho.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar