Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

vinis envelopamento automotivo

Como trabalhar com vinis para envelopamento automotivo?

Os vinis para envelopamento automotivo são uma excelente alternativa para personalizar carros, sejam eles comerciais ou de uso pessoal. Esse é um mercado que vem ganhando cada vez mais destaque diante da demanda crescente do público pela diferenciação dos veículos.

O trabalho abre portas para novas oportunidades de negócio, além de ser um campo fértil para a criatividade dos profissionais. Contudo, estar atento aos tipos de vinis disponíveis no mercado para essa finalidade e às técnicas mais indicadas de aplicação é fundamental para um envelopamento de qualidade.

Tipos de envelopamento automotivo

Antes de iniciar os trabalhos, é importante entender os processos que permitem com que o vinil seja aplicado ao veículo. De forma geral, existem três técnicas mais utilizadas no mercado. São elas:

PVC vinil

Um dos mais utilizados atualmente, o PVC vinil é um material mais barato e que passa por um processo que garante alta proteção ao veículo. Ou seja, esse envelopamento automotivo, além de decorar, protege a tinta do carro ou moto contra pequenos arranhões, leves batidas e, até do desgaste natural causado pelo sol.

A película em PVC traz diversas cores e acabamentos, o que permite criar layouts exclusivos e deixar o veículo totalmente personalizado.

Poliuretano

Essa técnica proporciona alta resistência do vinil aplicado no veículo. No entanto, ele é voltado apenas para a proteção da pintura, não sendo possível alterar a cor ou personalizar o automóvel.

Envelopamento líquido

Este é o processo de envelopamento automotivo mais recente do mercado. Nele, a plotagem líquida é realizada com tinta, reduzindo os riscos do surgimento de bolhas.

O envelopamento líquido ainda tem benefícios extras, como a proteção do veículo contra raios solares e possibilidade de uso de buchas no momento da lavagem do veículo.

Vinis mais usados no envelopamento automotivo

De acordo com Gabriel Pereira, proprietário da Arrisca Comunicação Visual, o vinil de fabricação calandrado polimérico é o mais usado atualmente. “Hoje, as fábricas nacionais alcançam ao máximo essa tecnologia. Ela é excelente para moldar peças curvas do veículo e não tem o risco de voltar à origem.”

Ainda existe o vinil importado CAST. Ele também é reposicionável como o polimérico calandrado, mas a sua cola é à base de solvente.  Apesar disso, “tem melhor fixação e moldagem”, diz Pereira.

Já o vinil cromado (espelhado) e o vinil com textura são as grandes novidades nesse mercado.

Técnicas para aplicar o vinil em veículos

O envelopamento tradicional, ou seja, aquele realizado com adesivo, requer uma espátula para que o profissional possa colar película por película, até cobrir toda a área desejada.

Por ser um processo extremamente manual, no entanto, ele abre margem para a formação de bolhas, que acontece quando a película é aplicada de forma errada.

Já o envelopamento líquido, ocorre pela aplicação de uma tinta específica, de maneira uniforme, em toda a área do veículo. Assim que seca, a tinta se transforma em uma película única.

Como fazer um trabalho certeiro

Lavar muito bem o veículo antes de dar início ao processo de envelopamento é fundamental para um resultado bonito. Também é importante checar a adesão da pintura em toda a extensão do veículo. Se ela não estiver adequada e sem oxidação, o envelopamento ficará comprometido.

“Entenda os limites do material e leia as indicações do fabricante para saber executar o serviço com excelência e dar o tempo de garantia exato”, recomenda Pereira.

Assim como em outros mercados, investir em conhecimento técnico para aplicar os melhores processos e utilizar os vinis mais adequados faz toda a diferença para garantir a satisfação dos clientes.

Quer saber mais sobre envelopamento automotivo? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e compartilhe sua experiência conosco no campo de comentários abaixo.

 

 

 

 

 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar