Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como preparar corretamente a tinta para serigrafia e 5 passos de conservação

Como preparar corretamente a tinta para serigrafia e 5 passos de conservação

Obviamente a tinta tem papel de extrema importância na serigrafia. Mas para um completo e ótimo aproveitamento é necessário preparar corretamente a tinta, e em caso de haver sobra ao final da impressão são necessários alguns cuidados para guardá-la. Na serigrafia, existem três caminhos para fazer o acerto da tinta antes da impressão; tintas base solvente não têm viscosidade aumentada, ou seja, não podem ficar mais grossas. Para o processo contrário, utilize sempre o solvente da mesma linha para que não haja uma mistura de formulações diferentes. De maneira geral, recomenda-se diluir no máximo 10%: para cada quilo de tinta juntar 100 gramas de solvente.

Quanto a tonalidade, não é toda hora que a cor esperada está disponível para aquisição no mercado, sendo necessário uma combinação de tons. Isso exige do impressor conhecer a escala Pantone (mais de 1 mil cores sólidas, 100 suaves e 200 metálicas) e trabalhar dentro de um sistema de igualação.

O método mais popular de secagem serigráfica, a evaporação pede maior controle de viscosidade, pois a tinta no interior da matriz fica mais densa enquanto os solventes evaporam, dificultando sua passagem pelo substrato. A secagem pode ser retardada com aumento de solvente, de acordo com as recomendações do fabricante.

Conservação de tinta

Sobrou tinta ao final da impressão? Saiba como guardá-la corretamente para não perder material com esses cinco passos:

  1. Nunca deixe a lata aberta, mesmo durante o trabalho, principalmente ao utilizar base solvente;
  2. Evite que a tinta escorra na área em que estão impressos lote e validade, pois qualquer fabricante solicita essas informações se houver algum problema;
  3. Não devolva para a lata a tinta base solvente que já estiver diluída;
  4. Não exponha tintas a ambientes quentes e as do tipo UV não coloque à luz branca;
  5. Limpe a borda da embalagem para que a tampa possa fechar bem.
5 dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar