No encerramento da programação do Fórum FuturePrint desta sexta-feira (12), Nilson Tsuji e Flávio Santos formaram uma dupla para apresentar o Workshop ACM 3D.
Nilson é especialista em ACM e Instrutor, Flávios é professor, artista 3D e projetista comercial. Ambos são embaixadores digitais da FuturePrint e fazem sucesso entre os visitantes. Em anos anteriores, a dupla já realizou outras apresentações sobre ACM, mas esta é a primeira vez que mostraram na prática as aplicações deste material versátil.
Por isso, decidiram apresentar sobre uma das tendências do mercado: as aplicações de peças 3D. Para algumas pessoas pode parecer desafiador, mas os palestrantes fizeram uma apresentação com passo a passo completo, por meio de um bate papo descomplicado. “É fácil modelar 3D, mais simples do que as pessoas imaginam”, pontuou Flávio.
Criação e modelagem 3D
Antes de iniciar a montagem do ACM, Nilson e Flávio ensinaram como fazer o projeto e modelagem 3D.
Flávio abriu a programação explicando que a modelagem 3D vem crescendo muito ao longo dos últimos tempos, no entanto, apenas para manter-se em tendências, as pessoas tendem a colocar poucas peças 3D em um projeto grande, o que resulta num quadro que não é atrativo e as peças não parecem encaixadas. “Não adianta colocar pequenas peças em espaços grandes, as peças vão ficar soltas e não vão parecer fazer parte do projeto”, explica.
Flávio explicou que a ferramenta Sketchup é uma das melhores ferramentas do mercado para esse tipo de projeto, porque tem soluções para todo fluxo de Comunicação Visual, além de ser uma plataforma intuitiva e de fácil aprendizagem.
“Primeiro, desenhamos retângulos simples, aplicamos a cor, indicamos o tamanho e a ferramenta para indicar profundidade. São comandos simples, começamos pela geometria, depois volumetria, puxando linhas e fazendo a modelagem”, pontua Flávio.
Durante o processo de criação do design, Nilson também apontou questões técnicas, as quais os projetistas devem ficar atentos para evitar problemas durante a montagem do ACM. “Quanto mais pensamos tecnicamente, mais simples fica a vida na obra e menos dor de cabeça com problemas que podem surgir com as peças”, explica.
Outro ponto de atenção são as dobras invertidas. “Cuidado ao fazer dobras invertidas em ACM de 3 milímetros, porque são dobras sensíveis. Se não trabalhar com um bom fornecedor, ou, caso a chapa de ACM seja muito fina, você terá problemas técnicos. Evitem esse tipo de chapa ou faça alterações na geometria do projeto. Outra solução é dividir em mais peças e realizar as emendas”, alerta Nilson.
Para melhores resultados visuais, Flávio também explicou que uma boa alternativa para geometria contínua nas aplicações 3D é realizar o princípio do fechamento, em que uma espécie de moldura é aplicada nas bordas para dar acabamento ao projeto.
“Fazer o quadro completo em 3D e incluir o fechamento é das formas de cobrir defeitos”, complementa Nilson.
Outro ponto ensinado aos visitantes que participaram da palestra foi replicar padrões em diversas peças do mesmo projeto.
Nilson também reforçou sobre a importância de incluir todos os recortes da peça para que as dobras estejam corretas. E forneceu uma dica valiosa: “Se o projeto for numa posição visível aos olhos, o acabamento não fica bom com recortes de peça retos, por isso, mude o recorte para a lateral da peça em 45 graus”, conta.
Já no processo de planificação, Flávio indicou um plugin chamado “Flattery”, no qual é possível exportar em vetor para trabalhar nos ajustes finais.
Nilson reforça que é necessário tomar alguns cuidados com angulações fechadas, porque a peça também não conseguirá ficar encaixada. Para isso, ele indica que os ajustes sejam feitos com estiletes, lixadeiras, limas ou algum aparelho manual, já que em Router CNC faz cortes contínuos.
Uma dica importante apresentada pelos palestrantes é o fato de que ACM estica, por isso, quando as dobras laterais são realizadas, a parte da frente aumenta em alguns milímetros, o que pode interferir em grandes painéis.
Para finalizar, Nilson apresentou a oportunidade de trabalhar com estruturas de alumínio, já que pode ser mais barato que aço, além de ser um diferencial da concorrência, que normalmente trabalha apenas com aço.
Após as explicações, os visitantes foram convidados a participar da montagem da estrutura e das peças de ACM, com apoio de Nilson e Flávio. Confira alguns registros a seguir.
Para conferir a agenda de programação do último dia da Feira FuturePrint, clique aqui!