A Feira FuturePrint 2023 chegou ao fim neste sábado (15). O último dia do evento foi muito movimentado e garantiu animação para visitantes e expositores.

Com as novidades mais quentes, o futuro do mercado de impressão digital e comunicação visual prometem muitas possibilidades e novos formatos de atuação. Já na abertura da feira era possível acompanhar a movimentação de visitantes do Brasil inteiro, que estavam empolgados para conhecer os lançamentos e soluções do mercado e fazer bons negócios.

Os painéis de conteúdo, que são sucesso entre o público, também estavam com a programação a todo vapor e agendas cheias ao longo de todo dia. Os visitantes ainda conferiram a premiação do campeonato Decor Wrapping Brazil, de envelopamento, e, aproveitaram os últimos momentos para fazer contatos e conversas com os influenciadores digitais do segmento, no Lounge dos Embaixadores.

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4º Decor Wrapping premia os melhores envelopadores nos segmentos Car & House

A 4ª edição do Decor Wrapping, o maior campeonato de envelopamento do segmento encerrou a programação do último dia da FuturePrint 2023.  O evento reuniu 32 competidores que passaram por desafios utilizando a criatividade e a agilidade. A iniciativa foi uma realização da Imprimax e premiou Henrique Carias Araújo (1º lugar), André William Alves Evangelista (2º lugar) e Rafael Crispim Gomes (3º lugar). O júri, formado por três técnicos de aplicação da ImprimaxTec, avaliou de acordo com a criatividade, acabamento, organização, aplicação e limpeza.

Lounge dos Embaixadores repete o sucesso nesta edição e reúne os principais influenciadores dos mercados de comunicação visual, serigrafia e estamparia digital

Em 2023, o Lounge dos Embaixadores repetiu o sucesso de 2022 e reuniu diversos influenciadores para muito networking e troca de experiêcias entre eles e os visitantes, que adoraram a programação e a possibilidade de conversar com os profissionais que são referências no setor. Confira o time de embaixadores da FuturePrint:

  • Marksuel Carlos (@cvdicasbrasil), empresário e criador do CV Dicas Brasil;
  • Márcio Strama (@doutorestampacursos), criador da escola de serigrafia e negócios Doutor Estampa;
  • Mila Sanchez (@studiomilasanchez), designer de estampas e mentora de designers;
  • Rafael Ahmann (@rafaelahmann), especialista em custeio e gestão na comunicação;
  • Judah Adonai (@judahadonai), empresário e CEO da AFACOM (Faculdade de Comunicação Visual);
  • Nascimento Rocha (@nascimentorocha10), professor e consultor de serigrafia;
  • Poli Freire (@poli_freire), empresária do ramo têxtil e professora de sublimação;
  • Rafael e Tais (@casal_estamparia), empreendedores e produtores de conteúdos nas redes sociais;
  • Matheus Cosso (@marioemarias), empresário e professor de sublimação;
  • Kleber Eccher (@klebereccher), empresário do ramo de comunicação visual, sócio-fundador da Kzone, Digital e fundador do portal Escolha Certa CV;
  • Nilson Tsuji (@nilsontsuji), especialista em ACM/ACP;
  • PH Oliveira (@escolaphdoficial), professor e diretor da Escola PhD de Impressão;
  • Mayara Calderone (Portal Sublimático), coordenadora e professora dos cursos do Portal Sublimático;
  • Rufus Gozzolli (@sprock.estamparia), empreendedor e criador da SP Rock Estamparia;
  • Fabiana Rodrigues (@abacaxisublimatico), sublimadora e designer há mais de 6 anos no mercado;
  • Flávio Santos (@flavio.skp), Artista 3D, projetista comercial, Representante da Comunicação Visual na comunidade de criadores Sketchup Brasil;
  • Janaína Zermiani (@janainazermianioficial), é Designer de Moda e de Estampas e Idealizadora do Curso Designer de Moda Empreendedor;
  • Luana Dias (@donadegrafica), Designer de Moda e de Estampas e Idealizadora do Curso Designer de Moda Empreendedor.

Fórum FuturePrint tem dicas de vendas e organização da empresa

Neste sábado, a programação do Fórum FuturePrint começou cedo. Na abertura do Fórum, Felipe Chiconato, da Empreenda 360, explicou sobre como precificar brindes e agregar valor na proposta. Ele destacou que a boa precificação precisa de três pilares fundamentais, sendo eles: financeiro, em que se deve avaliar o custo para sua empresa, o estratégico, em que é necessário entender quanto o mercado cobra e qual deve ser o posicionamento da marca, e, por fim, o pilar do marketing, em que o empreendedor deve questionar-se sobre qual a percepção de valor do cliente sobre seu produto ou serviço. “O financeiro me dá o mínimo, o estratégico me dá o ideal e, no marketing, o céu é o limite”, finaliza.

A programação seguiu com Patrícia Maciel, da Entrelinhas Marketing, que falou sobre “Como implementar Marketing de qualidade gastando pouco”; depois, com Fabiano Pires, especialista em comunicação visual e criador do CV de milhões, com o tema “Comunicação Visual na Indústria – um mercado inexplorado”; seguido pelo Presidente da ABIGRAF, João Scortecci, que palestrou sobre “Com vender serviços de impressão: fidelização e sinergia”.

A programação ainda contou com Wagner Camargo – empreendedor, treinador e especialista em transformação do Chão de Fábrica -, que explicou sobre “Organização e processos para gerar mais produtividade e lucro”. Ele destacou pontos importantes sobre a transformação: definição do design de produção, divisão de áreas, linha de produção, mobiliário funcional, processos de produção, mudança cultural, desenvolvimento de liderança e compromisso da equipe.

Camargo explicou que todos os processos devem ser muito organizados e deu uma dica valiosa: “use a metologia dos 10 minutos, independente da hora que estiver saindo, separe 10 minutos antes para deixar o ambiente limpo e organizado, guardar as coisas no lugar, e no dia seguinte, você já chega com outra cara, outro ânimo”, explicou, e ainda completou sobre a cultura, “é a essência da sua empresa”.

O Fórum FuturePrint encerrou com a palestra inspiradora de Fabi Soriano, do Abacaxi Sublimático, sobre o “Processo riativo de produtos de sublimação e venda nas redes sociais”.

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Mais painéis de conteúdo e workshops na Feira FuturePrint

Os conteúdos não pararam no Fórum FuturePrint, as atrações espalhadas por toda feira trouxeram muitas informações sobre diversos segmentos. No Sublimação em Ação, a programação foi composta por: “Quanto e o que preciso vender para ter sucesso?”, por Henrique Croisfelts, da Sellfa App, e, “Universo Lucrativo do Craft”, com Ana Moutinho; e o destaque do dia ficou com a palestra que tratou sobre Inteligência Artificial com Personalizados, por Poli Freire, a influenciadora e embaixadora da Feira FuturePrint, apresentou as principais ferramentas para a criação de postagens e desenvolvimento de artes gráficas por meio de I. A. (Inteligência Artificial).

O Chat GPT foi o recurso utilizado para a criação de postagens vendedoras e de alto impacto. Na palestra, Poli Freire chamou a plateia para sugerir briefings e demonstrou em tempo real os resultados gerados para postagens, por exemplo, de um presente para o Dia dos Pais. A abordagem destacou a importância de ler o texto gerado e imprimir identidade ao conteúdo, apropriando-se da ideia sugerida na ferramenta. “Pessoas compram de pessoas”, destaca Poli.

Quanto aos recursos de imagens, Freire sugeriu a plataforma Midjjourney e como utilizar seus recursos, conhecendo o banco de imagens e seu método de trabalho que é de recriar em Corel Draw ou Photoshop. O detalhamento do prompt de comando – os dados a serem inseridos – é de fundamental importância para o sucesso do projeto. “É importante não ficar refém de imagens livres e criar suas próprias artes. Por isso, sempre modifico as cores ou o fundo”.

Já o Serigrafia em Ação contou com workshops de Nascimento e Diro, da Gênesis, sobre Policromia Simulada em Fundo Escuro, seguidos pelo Doutor Estampa, Márcio Strama, com Estampas com relevo e foil, e o encerramento ficou por conta de Rafael Roan, da Action Camisetas, que mostrou o processo de estampa na prática.

No Talks FutureTêxtil, foi o dia da Gestão de Estamparia e contou com muitas dicas de negócios ao longo do dia. A programação teve a presença de Samir Mourad, CEO da Sprinte, que falou sobre a criação de plano de marketing digital para produtos DTG, e, Eliandra Sabino Soares, Gerente de Marketing da Allegra Kids, que falou sobre a estamparia digital compacta e modelos de negócio.

Na palestra, Eliandra elencou as características da estamparia compacta e destacou as vantagens da estamparia digital, entre elas, a precisão nos detalhes da estampa, rapidez e eficiência nos processos, a possibilidade de personalização sob demanda e com menor desperdício de matéria-prima.

Para tanto, a necessidade do planejamento antes de montar uma estamparia é fundamental e envolvem etapas desde a criação do nome da marca, a importância do registo no INPI, a logomarca, planejamento, treinamento, capacitação, marketing e vendas. Outro grupo de ações de extrema importância é o fortalecimento de parcerias, tanto para insumos, máquinas e assistência técnica.

Além disso, o planejamento é necessário em todo o processo, mas variáveis como não ter um pós-venda, não se atualizar constantemente e a fragilidade no planejamento podem afetar a criação e o resultado da empresa. 

Esperamos te encontrar na próxima edição da FuturePrint, até 2024! Enquanto isso, você pode conferir todas as notícias e novidades do setor através do nosso canal digital!