Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

FuturePrint 2019
FuturePrint 2019

Técnicas para sublimar em algodão

Quem trabalha com sublimação, sabe que o poliéster é o tecido ideal para se trabalhar. Mas em produções em que o algodão é mais indicado, sublimar também é possível.

Foi o que Enéas Garcia, representante da SFCT, mostrou durante sua palestra na Sublimação em Ação. O profissional trouxe dicas para quem deseja sublimar em tecidos de algodão.

Ele orienta que uma pessoa que está começando seu negócio não foque apenas na sublimação, mas sim tenha uma gama de técnicas. “A melhor forma de fazer uma camiseta de qualidade é entender a necessidade do cliente. Além disso, vale conhecer todas as técnicas e utilizar a que mais se encaixa com o pedido”, diz.

Para fazer essa escolha, existem alguns fatores a serem avaliados – como a cor do tecido, qual durabilidade necessária para aquele desenho, qual o toque do tecido e como isso vai afetar a sua produtividade.

Como sublimar em algodão

Com este tema como foco principal da palestra, Enéas listou quais técnicas podem ser adotadas para uma sublimação de qualidade em tecidos de algodão.

Subli No Cut: Funciona para artes mais escuras e de cores chapadas.

Sublimatex: Papel especial, que utiliza a tinta sublimática para dar mais nitidez à imagem. É aplicado o termocolante no tecido para depois o desenho ser transferido. Esta técnica serve apenas para tecidos claros.

OBM Toque Zero: Por acionamento por calor, este filme pode ser aplicado em qualquer tecido e oferece o toque zero – o que pode ser um diferencial para seu cliente. No entanto, é um filme que não pode ser recortado, e por isso pode não ser uma boa técnica para alguns tipos de imagem.

Reflect Power: Filme laminado que permite a aplicação de diversas imagens por meio da sublimação.

Filme de recorte com impressão digital: É uma técnica pouco utilizada, mas também com um resultado de qualidade. “Esse filme não aceita impressão sublimática, mas sim com Plotter”, ele comenta.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar