O penúltimo dia da Feira FuturePrint reuniu lançamentos, workshops com muitas dicas e técnicas para os visitantes, além de painéis de inovação e gestão, que agregam muito valor ao desenvolvimento dos negócios.
Nesta sexta-feira (14), a Feira ainda divulgou os vencedores do Prêmio Estande Sustentável e seguiu com sua programação na Sala de Crédito, um espaço exclusivo para apoiar os empreendedores com soluções financeiras adequadas.
Prêmio Estande Sustentável
O Prêmio Estande Sustentável – que tem como objetivo de estimular expositores da feira a optarem por soluções e projetos sustentáveis em seus estandes, impactando significativamente a geração de resíduos pós-evento – teve seu resultado revelado na tarde desta sexta-feira.
O reconhecimento é definido através de categorias, que são divididas através do tamanho dos estandes. Nesta primeira edição realizada na Feira FuturePrint, a premiação contou com 19 inscritos. Confira a seguir os vencedores e os destaques de cada estande:
- Categoria Verde – até 20m² – Flexmag: Estande minimalista e modular, totalmente desmontável e reutilizável, poucas lâmpadas. O cartão de visita e principal material disponível ao público é acessado via QR Code, evitando o uso de muito papel;
- Categoria Amarela – 21 a 49m² – Plastireal: Estande contou com porcentagem superior a 70% de materiais, móveis e decoração reutilizada de outro evento;
- Categoria Azul – 50 a 99m² – HP Brasil: Um espaço amplo, mas com estrutura minimalista e funcional o estande reaproveitou a estrutura de eventos passados e as amostras que são impressas como demonstração de seus equipamentos não são descartadas, mas destinadas aos visitantes;
- Categoria Branca – Acima de 100m² – Imprimax: A estrutura do estande é toda planejada para reutilização e aproveitamento em outros eventos, conta com cenários fictícios totalmente transportáveis e reutilizados, além disso as amostras que seriam descartadas são transformadas em brindes.
Sala de Crédito
Ainda dá tempo de aproveitar a Sala da Crédito da Feira FuturePrint, um espaço exclusivo para auxiliar empresas expositoras e visitantes a encontrarem as melhores condições de financiamento.
Coordenada por José Roberto Damasceno, da Fiesp Micro, Pequena e Média Indústria, a Sala de Crédito é uma iniciativa que conta com o apoio institucional da Fiesp, Abigraf, Sebrae e Senai e reúne seis agentes financeiros. O objetivo dessa iniciativa é orientar e apoiar as empresas interessadas em adquirir equipamentos e insumos para seus negócios. Com atendimento personalizado, a Sala de Crédito oferece orientações sobre produtos de crédito, taxas e simulações adequadas às necessidades de cada empresa, além de fornecer atendimento empresarial e orientações de gestão.
O acesso às soluções oferecidas pela Sala de Crédito é simples: basta dirigir-se ao local e apresentar as informações necessárias. Nos primeiros dias da feira, registrou-se um número significativo de mais de 50 atendimentos, despertando o interesse dos expositores, que reconhecem o que mostra a importância desse espaço em auxiliar as empresas a encontrarem soluções financeiras adequadas.
Serigrafia em Ação – Compartilhamento de técnicas e muitas novidades
A programação do terceiro dia da Feira FuturePrint começou agitada com muitos workshops.
Você já pensou que pode ter estampas diferentes e resultados especiais de acordo com variações de temperatura, ambiente e umidade? Com os lançamentos da Gênesis isso é possível.
Essa foi a abertura da programação do Serigrafia em Ação! Na tarde desta sexta-feira (14), Nascimento e Diro da Gênesis apresentaram a técnica de serigrafia ao estamparem tecidos com luz fosforescente.
Os palestrantes abriram a programação do dia explicando a importância da serigrafia para nosso dia a dia, e numa apresentação musical reforçaram: “a serigrafia é arte e a arte está em todos os lugares. Se enxergarmos a serigrafia como arte, enxergaremos as coisas de outra forma”.
Durante a apresentação, estamparam em tecidos utilizando tintas fosforescentes, enquanto explicavam dos detalhes e técnicas, e davam dicas para melhores resultados de impressão. “Para uma estampa de alta performance, o poliéster precisa estar bem esticado, porque se não estiver, quando passar o rodo, vai desencaixar as cores”, pontua Nascimento.
Eles aproveitaram para falar sobre os lançamentos da marca, que incluem tintas fosforescentes, tintas termo cromáticas e uma linha de emulsão de alta definição.
Nascimento e Diro alertaram aos visitantes que para esse tipo de tintas, o processo de serigrafia depende de muita higiene, sendo ideal ter o rolo e a tela exclusivos, e deixaram uma dica: “você pode colocar fita no rolo e tirar para usar em outro momento”, indicou Diro.
Nascimento fechou a programação reforçando sobre a importância de estudar e se aprimorar no setor: “Mesmice são as pessoas que estão fazendo a mesma coisa há muito tempo e não mudam nada! Você está estudando? É só começar”, afirmou.
A programação do dia ainda contou com os workshops “Estampa de Artes Realistas em Simulados”, com Rafael Roan, da Action Camisetas e “Estampando Camisetas na Prática”, com Vânio, da Niks Camisetas.
Criatividade e Inovação no Sublimação em Ação
Com sucesso de público, o Sublimação em Ação também teve um dia completo de workshops e bate-papos. A programação começou com PH Oliveira, que falou sobre Marketing de Conteúdo, como oportunidade de transformar suas mídias online em uma máquina de vendas.
Já na segunda agenda do dia, Lui Vox, da Seu Jeitim Sublimação, palestrou sobre como é possível associar Sublimação com Costuras. Ele trouxe exemplos práticos e dividiu sua história na sublimação, ele contou que o mercado de personalizados foram uma ótima alternativa, principalmente na pandemia, quando fazia máscara estampadas, e, após, quando começou a investir em peças diferentes como, por exemplo, almofadas com espaços para copos e baldes de pipoca, que, inclusive, trouxe exemplos e sorteou para os visitantes que estavam acompanhando a programação.
Ele contou sobre a metodologia “compre no metro e venda no centímetro”, e pontuou exemplos: caso a pessoa gaste em torno de 40 reais com 1 metro de Oxford (30x20cm), linha, mão de obra e enchimento de tecido, e, produza 10 almofadas, é possível vende-las por R$45,00 reais no varejo, e somar R$450,00 reais. E, considerando uma compra do Oxford no rolo, com a peça fechada, e o saco completo do enchimento, o custo de produção cai ainda; outro exemplo é um case vivenciado por sua amiga, com bolsas de maternidade personalizadas com foto e nome, em que o custo de nylon, Oxford, zíper, armação e impressão saem em torno de R$30,00 reais e é vendida por R$180,00 reais, no entanto, Vox completou explicando que ainda é possível agregar ainda mais valor ao produto, adicionando bolsas menores e necessaires à bolsa principal, o produto pode ser vendido a R$380,00 reais.
Vox ainda completou a programação explicando a importância de impulsionar as redes sociais, mesmo que, inicialmente aconteça a nível regional do bairro e vá crescendo até alcançar todo país, mas ressaltou “se enviar anúncio para todo país, precisa acompanhar a demanda, já pensou se chegam 300 pedidos e suas costureiras não conseguem dar conta? É preciso planejar e fazer parcerias, pontuou.
A agenda seguiu com a temáticas “Impressão digital qual a melhor? – Sublimação, Transfer Laser, DTF, DTG, afinal, no meio de tantas possibilidades como escolher uma ideal?”, por Andrea Mendonça, da Ideia Print; depois, com Ellen Cardoso, da Live Sub, que falou sobre Sublimação 3D; e por fim, “Tintas: Cuidados diários com sua tinta sublimática e DTF”, com Felipe Roth, da Gênesis.
Fórum FuturePrint foca em gestão do negócio e opções de nichos a serem explorados
Outra atração de muito sucesso no dia foi o Fórum FuturePrint, que contou com uma programação dedicada a gestão e otimização dos negócios, além de inovações e nichos que podem ser mais explorados no mercado. Neste terceiro dia de feira, a programação teve a presença de Rafael Ahmann, da Holdprint Sistemas, com o tema “Por que você não deve vender por metro quadrado na comunicação visual?”; Dyone e Julyanna, fundadores @casaldolaser e Maka Laser Produtos Criativos, “Saiba como os produtos que você cria utilizando máquinas de corte laser podem influenciar no seu faturamento”; Marksuel Carlos, da Open Comunicações, com “Os desafios do empreendedorismo e como superá-los”. A programação ainda seguiu com a presença de Luana Dias e Nilson Tsuji, confira mais detalhes a seguir.
Como dobrar vendas no ramo de gráficas e personalizados
Luana Dias, da Lancopy e Formação Dona de Gráfica, contou sua experiência no mundo gráfico. Anteriormente, era bancária e decidiu mudar de carreira e entrar para o mundo das impressões. Inicialmente, passou por muitas dificuldades e desafios, mas depois encontrou sua própria metodologia para o sucesso, “Na busca de sobreviver no mercado da região, desenvolvi o Dona de gráfica”.
A palestrante, que também é embaixadora FuturePrint, propôs uma dinâmica aos visitantes, pedindo que imaginassem o que fariam se vendessem o dobro. Na sequência, trouxe as soluções, contando 5 passos para dobrar as vendas.
O primeiro refere-se a assumir o papel de dono. “Seu jogo, suas regras. Você é quem define as regras do jogo da sua empresa”, afirmou, e completou explicando que é importante mudar a mentalidade e aprender a falar não para projetos que não fazem sentido como, algum cliente que pediu apenas uma cartela de adesivo de última hora. “Qual a razão de existir da sua empresa? Sem romance, a razão de existir da sua empresa é dar lucro, suas contas dependem disso”, finalizou sobre o primeiro passo.
O segundo passo é sobre o acompanhamento de metas e métricas e desenvolver uma estratégia clara e definida. “Como você vai preparar uma ação estratégica? Como vai saber quando pode se ausentar em férias? Como saber, por exemplo, o dia que sua empresa tem menos movimento e pode trabalhar no formato home office para cuidar da estratégia do negócio? Tudo que não pode ser medido, não pode ser controlado”, pontuou.
E ainda explicou sobre a importância de aumentar o Ticket Médio, sem necessariamente aumentar a quantidade de clientes, mas sim oferecendo mais produtos, o que também exemplificou com metodologias de comunicação persuasiva e vendas.
O terceiro ponto fala sobre a transformação das impressões em produtos que agregam valor. O quarto ponto, focou na importância das datas comemorativas e sazonalidades: “Vender emoções, é aí que está o valor. Na venda técnica você compara, na venda emocional você vende algo único, aí está o valor”, conta Luana.
Por fim, Luana falou sobre a importância do marketing digital e como é possível crescer construindo uma marca criativa. “Diferenciação está em sair do padrão, seja criador de tendências”, finaliza.
Aplicabilidade e inovação do ACM em ambientes internos e externos
O especialista em ACM e embaixador FuturePrint palestrou sobre aplicabilidade e inovação. Com sucesso de público, o painel de conteúdo se manteve cheio durante toda apresentação.
Nilson explicou sobre as principais diferenças nos tipos de ACM, no que diz respeito a espessura e pintura. Ele também reforçou sobre a importância de ter fornecedores confiáveis e de qualidade, “alguns fornecedores te falam uma coisa e entregam outra. Quanto mais souber sobre material, mais qualidade levará para ponta”.
O embaixador indicou diversas possibilidades de uso de ACM, além de fachadas convencionais, alguns exemplos apontados foram: balcões, portas, residenciais de alto padrão e fachadas conceituais. Nilson deu dicas valiosas sobre como lidar com os clientes, a importância de fazer treinamentos que atendam a todas as pontas do negócio e salientou a importância de tratar os projetos com muita responsabilidade, independentemente do tamanho. “Quando você vai fazer uma fachada ou uma placa de aniversário, você está mexendo com sonhos. Trate seus clientes com responsabilidade”.
Para finalizar, Nilson ainda comentou o fato de a Comunicação Visual ser avançada, e, que em suas experiências oferecendo treinamentos em outros países, o ACM ainda é pouco explorado e uma grande oportunidade de expandir mercados em países como, Colômbia e Estados Unidos.