A Impressão digital jato de tinta tomou para si todos os domínios das tecnologias de impressão, inclusive a área de estamparia têxtil – que é tema do Circuito de Impressão Digital Têxtil, realizado durante a Feira FuturePrint, com conteúdo criado e desenvolvido para todos que trabalham na estamparia têxtil convencional e digital, para os que se preocupam com seus layouts atuais, pesquisadores, estudantes e para os curiosos que procuram adiantar a visão do que será a estamparia têxtil nos próximos anos.
Desta forma representamos, mostramos e discutimos os tópicos da estamparia digital, no mesmo fluxo e forma que o trabalho é desenvolvido em uma manufatura de roupas, de calçados, de revestimentos e decoração que utilizam o desenho de superfície impresso.
Assim, conhecimento, experimentação e inspiração estão organizados em sete estações: design, criação, prova, prototipagem, preparação, produção e acabamento, além de painéis técnicos para apresentação de casos de sucesso, atualização de informações, custos de instalação de equipamentos etc.
Na estação “Design-Desenho como forma de pensar” – é abordado o estágio onde ocorre a detecção de novas oportunidades de mercado, novas tecnologias e ideias que reequilibram as vendas internas e de concorrentes. Aqui é gerado o briefing do produto – síntese orientadora da criação de novos produtos, do desenvolvimento de soluções visuais e das formas de manufatura.
Atualmente, as áreas de design de produtos mais afetadas pela Inteligência Artificial (AI) são Pesquisa de mercado e Planejamento de produtos. É provável que em um futuro próximo sejam dominadas por sistemas de softwares interativos baseados em deep learning (aprendizado profundo).
Na estação “Criação”, o visitante vê que o objetivo principal da Criação é destacar o conceito e a identidade da marca, a individualidade e originalidade do produto, gerando valor que possa ser percebido pelos clientes. A impressão Digital é um recurso que tem contribuído excepcionalmente para a construção destes importantes pilares das expectativas e desejos do público comprador de hoje.
É nessa fase que a empresa deve ter muito claro o que deve ser realizado. Deve conhecer ao máximo o seu público alvo entendendo como seus indivíduos e grupos enxergam o valor em seu dia a dia. Esta é uma grande dificuldade que recai na preparação e disponibilização do briefing (o plano de voo do produto e da coleção), que no final deve se conectar com os estudos de mercado e seus apontamentos dos valores capazes de converter desejo e atratividade.
Já a estação “Prova” representa o momento onde são avaliadas ressalvas e dado “polimento” no projeto com base no feedback real do mercado-alvo. E mesmo com tantas mudanças ocorrendo na forma de pensar e vender, a experimentação do produto no mercado continua indispensável.
E o caminho segue até a última estação: “Acabamento”; graças as novas tecnologias eletrônicas e Nano vestíveis, o Acabamento deve ocupar um papel cada vez mais importante na Impressão Digital, porque contribui para a flexibilização de processos e enriquecimento da roupa, como também para a sustentabilidade de recursos naturais que se inserem mais confortavelmente nos conceitos de redesign e economia circular. Brevemente muitos tecidos que usamos hoje serão simplesmente bases para deposição de acabamentos especiais.
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