Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade um tema importante no dia a dia, e 37% já deixaram de consumir produtos de empresas que não seguem práticas ambientais adequadas.
A preocupação com a sustentabilidade também se estende ao setor de feiras e eventos de negócios, que anualmente gera grandes volumes de resíduos, como madeira, plástico e tecido.
A Informa Markets, responsável pela organização da FuturePrint e de mais de 30 eventos apenas na América Latina, reconheceu seu papel neste cenário e foi pioneira na criação da iniciativa Better Stands. Atualmente operado por uma empresa independente, o programa está disponível para qualquer tipo de evento e tem como meta principal eliminar a geração de resíduos provenientes dos estandes expositivos, promovendo práticas mais sustentáveis no setor.
“Mais de 60% dos resíduos gerados nas feiras da Informa Markets no mundo vêm de estandes descartados dos expositores. O Better Stands nasceu para mudar isso, incentivando os expositores e montadoras a projetarem seus estandes de forma que o material possa ser reutilizado em outros eventos”, explica Araceli Silveira, VP de Audiência e Sustentabilidade da Informa Markets Latam.
Adesão ao Better Stands
A adesão ao programa de sustentabilidade tem sido expressiva. Em 2024, 92% dos estandes das 12 feiras organizadas pela Informa Markets Latam atenderam aos critérios do Better Stands. Na FuturePrint 2025, esse número foi ainda maior, alcançando 95%.

BambuLab Tu e Lá: Estreia com selo Ouro
Participando pela primeira vez de uma feira de negócios, a BambuLab Tu e Lá já começou com o pé direito, conquistando o selo Ouro do programa Better Stands. Ruy Yamauchi, responsável pela empresa, compartilhou sua surpresa com a conquista.
“Estou surpreso e agradecido pelo prêmio. É a primeira vez que participamos de um evento desse tipo, nunca tinha feito nada assim antes”, revela Yamauchi. “Inicialmente, planejávamos fazer um estande mais complexo, mas quando assistimos à palestra sobre o Better Stands, percebemos que o conceito se alinhava perfeitamente com nossa filosofia de impressão 3D.”
Segundo Yamauchi, a impressão 3D é um processo intrinsecamente sustentável. “É um processo que produz peças com o mínimo de perda possível. Você não precisa fazer molde, pode realizar testes e é possível reaproveitar o material, que é todo de plástico. Inclusive, utilizamos o PLA, um plástico à base de plantas, feito de cana-de-açúcar, que é uma fonte renovável”, explica.
O empresário também revelou que o conceito do Better Stands ressoou profundamente com um princípio japonês que valoriza. “O que realmente me motivou foi ver como o programa está alinhado com um princípio japonês chamado ‘Mottainai’, que resume a ideia de evitar desperdícios, usar apenas o necessário e respeitar tudo o que consumimos”, compartilha.
O estande da BambuLab Tu e Lá foi executado em tempo recorde: apenas 12 dias, quando a previsão original era de 30. “100% do estande é reaproveitável. As peças utilizadas geraram o mínimo possível de resíduo, o próprio piso não tem resíduo nenhum, e a fachada foi criada com o comprimento exato do material utilizado. As letras foram todas impressas em 3D”, detalha Yamauchi.
Serviço de Concierge: apoio para novos expositores
Um dos fatores determinantes para o sucesso da BambuLab Tu e Lá na FuturePrint 2025, segundo o Ruy, foi o suporte do novo serviço de Concierge da Informa Markets. André Wu, responsável por este trabalho, explica que a iniciativa nasceu para auxiliar expositores sem experiência prévia em feiras.
“O projeto Concierge nasceu para auxiliar os expositores que não têm a expertise ou a mão de obra suficiente na empresa para construir o estande. Operacionalmente, todas as contratações e negociações com os parceiros da Informa são feitas por nós”, explica Wu. “O serviço começou com a parte operacional, mas já se expandiu para marketing e Customer Success.”
Para Ruy Yamauchi, o apoio foi fundamental. “Fiquei bem surpreso quando me avisaram que eu havia sido escolhido para o programa de Concierge. Tive o privilégio de ter uma ‘babá’ para todas as minhas necessidades”, brinca o empresário. “O André nos auxiliou bastante, operou muito no background porque tivemos alguns problemas de prazo, mas ele conseguiu equalizar tudo e não tivemos nenhum tipo de problema.”
Wu destaca a satisfação de ver o projeto conquistar o selo Ouro. “Foi muito bacana desenvolver isso com ele a quatro, seis, oito mãos. É ótimo saber que ganhamos o selo Ouro, principalmente porque é um dos primeiros projetos do Concierge. Conseguimos compartilhar as ideias desde o início, ter a liberdade de conversar com ele desde o princípio foi muito gratificante”, comemora.
Para novos expositores, Yamauchi não hesita em recomendar o serviço. “Para quem está chegando e não tem tanta experiência, é uma mão na roda. Eu não sabia absolutamente nada, e o André me orientou em todas as partes, inclusive sobre hotelaria e deslocamento para expositores de fora de São Paulo.”
Quais são os níveis do Better Stands?
O programa Better Stands criou uma escala para elencar as empresas de forma a incentivar a implementação de uma cultura empresarial sustentável. Sendo assim, foram definidas três categorias que funcionam como níveis de adesão ao programa. São elas:
Bronze: os componentes do estande, incluindo paredes, pisos e plataformas, mobília, equipamentos e iluminação, devem ser 100% reutilizáveis.
Prata: além de incluir os elementos do nível bronze, os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição também devem ser totalmente reutilizáveis.
Ouro: além dos níveis anteriores, cobre os revestimentos de pisos e elementos gráficos, incluindo decorações e ornamentos, que devem ser reutilizáveis ou recicláveis.
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