Com 33 anos de realização, a 31ª edição da Feira FuturePrint, iniciou nesta quarta (12). A mais completa feira de tecnologias de impressão digital e comunicação visual acontece entre os dias 12 e 15 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP. No último ano, com grande volume e diversificação de marcas e produtos, a última edição atraiu mais de 40.000 visitantes, e, este ano, tem expectativas de superar este número.
Agora, com mais de 600 marcas, a feira acontece das 13h às 20h de quarta a sexta, no sábado, das 10h às 17h. Além dos expositores brasileiros, mais de dez países estão presentes com marcas representadas: Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Japão, China Índia, Coreia, Emirados Árabes Unidos e Áustria.
Na feira, O público encontrará tecnologias para diversos setores como sublimação, serigrafia, impressão 3D, impressão UV, sinalização digital, corte e gravação, embalagens e rótulos, impressão digital têxtil, softwares, decoração de interiores e muito mais.
Sala de Crédito: oportunidade aos visitantes
Em parceria com a ABIGRAF-SP, a Sala de Crédito é o espaço no qual o visitante tem a oportunidade de encontrar instituições financeiras com opções facilitadas de financiamento e empréstimos. Essas instituições oferecem condições mais atrativas que as convencionais de mercado, visando impulsionar o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento dos setores que compõem nosso mercado.
Atrações da Feira FuturePrint 2023
Durante todos os dias de evento, a Feira FuturePrint promove a educação e capacitação dos empreendedores nos segmentos em que atua. Com uma programação completa, fóruns e workshops sobre os temas mais quentes do mercado, os visitantes podem assistir a palestras e ver os profissionais do setor mostrando na prática diversas técnicas.
Fórum FuturePrint abre a programação com muito conteúdo de gestão empresarial
Nesta quarta (12), o Fórum FuturePrint estreou com muitas discussões e ideias para fortalecimento das empresas. Cristina Simões, Sócia Diretora da TeamRH Consultores, abriu a rodada de palestras com o tema “Como liderar equipes de produção e mantê-las motivadas?”. Na sequência, Arnaldo Peres, diretor comercial da Neoband, palestrou com o tema “Desenvolvendo vendedores de sucesso na comunicação visual”.
Marcos Moura, da Moura 3D, e Octavio Abate, CEO da Letrajato, falaram sobre a experiência de projetos 3D. “A vida é uma antes e outra depois do 3D”, pontuou Moura. Abate completou dividindo sua história inspiradora e explicou o porquê da sustentabilidade foi o caminho que salvou sua empresa de letras-caixa: através da mudança de materiais e tecnologias utilizadas, reciclagem e impressão 3D.
A programação seguiu com o tema “Empoderamento Feminino no mercado de Impressão Digital”, com a presença de Luciana Andrade (editora da Revista Grandes Formatos), Roberta Rocha (diretora da Formas Comunicação Visual), Sayri Baez (proprietária da Gold Comunicação Visual) e Virna Lima (diretora da Cromotela Arte e Comunica). No encerramento do dia, o Fórum FuturePrint contou com a presença de Judah Adonai, CEO da AFACOM – Faculdade da Comunicação Visual, que falou sobre “A Força do PQP para resolver a falta de mão de obra”.
Quer conhecer a programação completa do Fórum FuturePrint? Acesse aqui!
Sublimação em ação estreia com sucesso entre o público
O Sublimação em ação fez muito sucesso entre o público, que lotou as sessões de palestras e workshops ao longo do dia. P.H Oliveira, da Escola PhD, mostrou como estampar em azulejos. Já Matheus Cosso, da Marios e Marias, teve rodada dupla, “Raio X de uma empresa de personalizados” e “Sublimação Lucrativa” foram os temas abordados. Ele deu diversas dicas de ferramentas para desenvolvimento das ações da empresa e comentou sobre a importância do controle e da gestão para o crescimento dos negócios. “Um caderninho é melhor que não fazer”, apontou.
Andrea Mendonça, da Ideia Print, e Mayara Calderone, do Portal Sublimático, finalizaram a programação do dia, com os temas “DTF – 5 nichos que estão em alta no momento” e “3 vantagens dos filmes de recorte”, respectivamente.
Para acessar a programação do Sublimação em Ação, clique aqui!
Você também pode conferir a programação das demais atrações a seguir:
Lounge dos Embaixadores
Em 2023, o Lounge dos Embaixadores está repetindo o sucesso de 2022. O espaço dedicado para muito networking, é uma chance de os visitantes conhecerem e compartilharem experiência com os influenciadores e profissionais mais admirados do setor! Conheça os embaixadores FuturePrint!
Sustentabilidade na FuturePrint 2023
A Feira FuturePrint tem um compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na ONU, e por isso, atende a diversas ações e iniciativas que possuem relação com educação, combate à pobreza, além de proteção ao meio ambiente e ao clima.
Um dos grandes exemplos disso são as atrações apresentadas neste texto. Todos os fóruns e workshops foram pensados para promover a educação empreendedora e profissionalizante.
Durante a feira, o meio ambiente também fica em foco: impressões apenas em papel certificado, reutilização das bags (porta-credenciais), coleta e tratamento dos resíduos orgânicos e recicláveis, reutilização de carpetes e mobilidade facilitada através da disponibilização de transfer gratuito saindo de três pontos da cidade: Metrô Portuguesa-Tietê, Galeria do Rock e região da Bresser.
As ações inclusivas também abrangem a alimentação: a praça de alimentação da FuturePrint conta com diversas opções, que incluem opções vegetarianas e veganas, e, diversas opções de preços, atendendo às necessidades de todos os perfis de visitantes e expositores.
Outro projeto que conta com a contribuição da Feira é o “Quebrada Alimentada”, desenvolvido pelo restaurante Mocotó, distribui cestas básicas a famílias de baixa renda da zona norte de São Paulo. Você também pode colaborar: faça sua doação de alimentos na feira, colabore online através deste link ou faça uma compra na atração “Serigrafia em Ação” – o espaço conta com a venda de camisetas, por apenas R$60,00 reais, e todo lucro será convertido em doações para o projeto.
Prêmio Estande Sustentável 2023
Também parte das ações de sustentabilidade, o Prêmio Estande Sustentável estimula os expositores da feira a optarem por soluções e projetos sustentáveis em seus estandes, impactando significativamente a geração de resíduos pós-evento.
De acordo com o tamanho dos estandes, os expositores serão reconhecidos, e, receberão selo e certificado de ganhadores do Prêmio. Saiba mais clicando aqui.
Novidades: Roland DG recebe presidente global durante o evento para lançamento exclusivo
Com estande sempre lotado, o primeiro dia da Roland DG contou com a presença do presidente global da companhia, Kohei Tanabe, bem como do presidente de marketing e vendas, Tony Miller, vieram prestigiar a feira porque sabem da importância do mercado brasileiro para o desempenho da empresa.
“A FuturePrint, sem dúvida é o principal evento para a Roland DG, aguardamos o ano inteiro por esse momento. É quando lançamos nossos produtos, estreitamos o relacionamento com clientes e prospects e, é claro, concretizamos grandes negócios”, conta Michelle Fernandes, Gerente de Marketing e Produtos da Roland DG Brasil.
A empresa lançou a ER-642, a terceira máquina da DGXPRESS, marca que coloca a Roland DG em novo patamar de escolha dos profissionais de comunicação visual. A mais nova impressora jato de tinta ecossolvente alia alta produtividade, fácil operação a um preço que não pesa no bolso de empreendedores ou mesmo de quem pretende aumentar o parque industrial. Outra novidade foi a LG-300, a primeira UV da premiada linha TrueVIS. Com recorte integrado é voltada para o mercado de protótipos de embalagens, rótulos e adesivos.