No primeiro dia da 35ª edição do Future Print, quarta-feira (16), uma das atrações mais tradicionais do evento, o Fórum Future Print, abriu seu espaço com palestras que abordam algumas das principais dificuldades enfrentadas por empreendedores de todos os portes no mercado de comunicação visual: custeamento e o que fazer para se destacar em um cenário cada vez mais saturado.
Para cada um dos dois temas, respectivamente, os palestrantes foram José Pires de Araújo Júnior, superintendente da ANDIGRAF, e Sylvia Gusmão, CMO da DG7.
Confira abaixo os principais tópicos abordados pelos palestrantes em suas apresentações e quais são os destaques para os próximos dias da Feira FuturePrint!
Formação de custos e preços para empresas de impressão
A palestra de abertura do Fórum Future Print foi realizada por José Pires de Araújo Júnior, trazendo um tema intenso e que gera grande preocupação em muitos gestores do mercado: os custos e formação de preço para empresas de impressão, deixando claro de forma didática a relação direta que isso tem com não somente o processo financeiro da corporação, mas também com a própria produção. “Não tem como escapar”, diz Araújo, referindo-se a inevitabilidade do assunto.
Apesar da voz de alerta aos empreendedores visitantes, o palestrante mostrou uma série de dicas e ensinamentos valiosos para desmistificar essa imagem de “bicho de sete cabeças” que muitos veem quando lidam com custos e preços, explicando detalhadamente a diferença entre custos fixos e variáveis e a importância de se ter absolutamente todo gasto da empresa registrado, seja em um simples Excel, ou em sistemas feitos especificamente para isso.
“Se você não sabe quanto sua empresa custa todo mês, fica difícil tomar qualquer decisão. É fundamental para que se possa continuar tocando o negócio”, elabora Araújo. “Como você vai saber se terá dinheiro para comprar uma nova máquina, por exemplo, ou fazer novas contratações de colaboradores? Organização é o primeiro passo.”
Essa necessidade de uma organização mais “clean” vale igualmente no que se refere ao processo produtivo da empresa. Para Araújo, o gestor precisa ir ao chão de fábrica e conhecer intimamente cada etapa de sua produção, buscando entender exatamente onde dificuldades podem estar aparecendo e o que ainda pode ser otimizado.
“Eu tenho capacidade de produção? Até quando? Algo me falta? Tudo isso vai afetar a precificação. Por isso que, quanto mais ‘clean’ o processo, mais dinheiro você vai ganhar”, explica o superintendente. Quanto mais o gestor entender da produção, mais efetivo será o processo e mais poderá ser produzido em menos tempo, aumentando o lucro e diminuindo gastos simultaneamente.
Como vender num mercado saturado
Na sequência, foi a vez de Sylvia Gusmão assumir o palco. A palestrante optou por abrir sua apresentação contando a história de um experimento que fez recentemente, o qual a levou a um insight sobre a maneira como muitos gestores de empresas de comunicação visual lidam com vendas.
Olhando para a plateia, Gusmão fez uma pergunta retórica: “Para todo mundo aqui que tem empresa de comunicação visual: o que você vende? Se sua resposta é ‘impressão’, então você está enganado”, declarou a CMO, pouco antes de contar sobre como entrou em contato há alguns meses com diversas empresas do mercado, inclusive algumas de grande porte e com décadas de existência.
Apesar das especificidades de cada uma, todas tinham algo em comum: o mal atendimento ao cliente.
“Os clientes se sentem perdidos. Não tem padrão, não tem curadoria. As equipes estão muito despreparadas e perdendo vendas por conta disso”, afirmou Gusmão, após detalhar seus relatos com os diversos atendimentos: alguns tinham chatbots mal programados, outros possuíam atendentes com pouco (ou nenhum) treinamento para lidar com os clientes, ou, como foi em mais de um caso, nem chegavam a retornar as mensagens e e-mails.
Essa vivência foi o que levou a especialista em marketing a entender que o trabalho deles, em vendas, não podia mais se resumir aos seus produtos apenas, ou a termos técnicos que são distantes da realidade dos clientes, cuja maioria são leigos em comunicação visual. “Nunca foi sobre impressão. É sobre visão e gestão”.
Sylvia fez um apelo para que os empreendedores adotem uma nova postura com seus clientes, buscando antecipá-los quanto a suas necessidades, oferecendo não somente produto, mas também estratégia.
“Desse jeito você vai deixar de ser só mais um fornecedor entre tantos e passar a ser visto pelo seu cliente como um parceiro. Lembrem-se: o cliente não quer mais pensar e não quer perder tempo respondendo às mesmas perguntas repetitivas. É assim que eles vão passar a dizer ‘nossa, que bom que eles são meus parceiros’”, concluiu a palestrante.
Para melhor exemplificar seus ensinamentos, Gusmão também apresentou um processo que batizou de “6E” (6 etapas) para realizar um melhor atendimento e entrega ao cliente. As etapas são as seguintes:
- Atendimento Dedicado Multicanais: unifique os diferentes canais e redes que sua empresa tem, para tornar a jornada o mais orgânica possível para o cliente;
- Gestão de Produção: certifique-se de que cada etapa da produção está atendendo exatamente às especificações do pedido feito;
- Impressão: imprima o material solicitado;
- Manuseio: capacite seus colaboradores para saberem como corretamente manusear os objetos necessários para que seja feita a entrega do que foi solicitado;
- Armazenamento: tenha um espaço próprio e dedicado na sua empresa para armazenar os materiais de seus clientes. Tire esse peso das costas deles;
- Logística: implemente um fluxo viável, desde a etapa do atendimento, para que você possa repetir (e aperfeiçoar) o processo com cada cliente continuamente;
- Inteligência Operacional com Software de Gestão: uma sétima etapa “secreta”, que lembra da importância de ter um software de gestão dedicado para ajudar em todas as outras etapas, tornando o processo mais eficaz.
A Future Print 2025 está só começando!
Ainda no mesmo dia, o Fórum Future Print contou com outras palestras:
- Estratégia: conectar, criar, mudar – APPPEXPO 2026: nova qualidade lidera o caminho – com LV Yuansong, da APPPEXPO
- Gestão: lucro inteligente – com Moacir Zapone, autor do livro “Lucro Inteligente”
- Produção: o domínio da impressão 3D na comunicação visual! – com Octavio Abate, da LETRAJATO 3D
- Palestra Inspiradora: como organizar sua empresa de comunicação visual e reduzir os custos de produção – com Judah Adonai, da AFACOM
A programação completa do Fórum Future Print você confere aqui.
E ainda teremos muito mais em toda a Future Print até sábado, 19 de julho! Se você é empreendedor de impressão ou Comunicação Visual, você não pode perder o evento. Ainda dá tempo de fazer seu credenciamento! Não deixe para depois, inscreva-se agora para fazer parte do maior evento de impressão digital e comunicação visual da América Latina.
Tags