Oportunidades, Tendências

Ecobrindes ganham força no mercado; veja quais materiais usar

Sempre populares, os brindes corporativos permitem que as empresas reforcem sua identidade de marca e mantenham um relacionamento mais próximo com os clientes. Justamente por isso, novas tendências são constantemente criadas nesse mercado, como é o caso dos ecobrindes, que têm ganhado cada vez mais força.

Além de serem criativos, eles são produzidos com materiais ecológicos e estão antenados com as boas práticas de sustentabilidade, tão em alta ultimamente.

O mercado de brindes com materiais ecológicos

Os ecobrindes vêm sendo apontados como tendência há alguns anos no mercado. Afinal, usar materiais ecológicos é uma maneira que a empresa tem de ser criativa ao presentear seus clientes, como também de refletir seus próprios valores.

E a parte mais interessante de tudo é que é possível encontrar desde produtos mais “clássicos“, como camisetas e canetas, até opções bem diferenciadas, como sementes e mudas de plantas, por exemplo.

Materiais ecológicos que podem ser usados

“Os brindes ecológicos têm de transmitir, de alguma forma, os conceitos de reciclagem, reutilização de materiais, boas práticas de economia de energia e, acima de tudo, a preocupação com o meio ambiente, resíduos e tudo o mais”, ressalta Alexandre Henrique, sócio da Ecobrindes® Promocionais.

Por isso, é possível usar uma série de materiais ecológicos para o seu desenvolvimento, que vão desde o item em si até a embalagem ou acessórios. ““Entre eles, podemos citar os papéis reciclado de alta gramatura e kraft natural de alta gramatura. Para as bases, são utilizados também o papelão Paraná ou Horlle. Já no setor têxtil, o algodão cru e a lona PET dão o tom em produtos como sacolas e bolsas”, complementa.

De acordo com o especialista, ainda é possível encontrar ecobrindes desenvolvidos com papéis artesanais de bananeira coloridos, ou mesmo os papéis que contêm sementes.

“Para peças mais robustas, o MDF cru ou mesmo o laminado são opções bastante utilizadas, tanto pela versatilidade, quanto pela durabilidade e presença que proporcionam , destaca.

Cuidados ao desenvolver ecobrindes

Para quem deseja “entrar de cabeça” nesse segmento, é possível ficar atento à grande diversidade de materiais ecológicos e às suas particularidades. Afinal, para cada tipo de produto, há um característica a ser observada.

Silk sobre o kraft demanda atenção quanto à absorção de tinta, assim como em relação às quantidades de cores a serem aplicadas. Já o algodão depende da gramatura para se obter um bom resultado. Em geral, são empregadas as técnicas de Tampografia, Silk Screen, Gravação a Laser, Transfer Color, entre outras”, indica Alexandre.

Como inovar nos brindes?

O mercado de produtos promocionais é altamente competitivo. E com a crescente busca por brindes de materiais ecológicos, é preciso ficar atento às novidades e à inovação constantemente.

“O cliente sempre quer novidades que agradem no custo e que garantam o encantamento de quem os recebe. Não há fórmula mágica. Há que se desenvolver novos itens frequentemente, com base numa produção em escala e procurando sempre extrair uma funcionalidade interessante para cada um deles. O importante mesmo para um brinde ecológico é que ele transmita a mensagem principal, que é a conscientização em relação ao meio-ambiente e à  disseminação de seus conceitos atrelados”, finaliza.

E você, o que acha do mercado de brindes ecológicos? Você pensa em atuar ou já está inserido nele? Compartilhe sua experiência conosco no campo de comentários abaixo. Participe! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *