Gestão

De cilíndrica a curvada, veja quais os tipos de prensa disponíveis para sublimação

O tipo de prensa para sublimação varia de acordo com o substrato que será personalizado. Portanto, escolher o equipamento errado pode custar muito dinheiro. Afinal, os trabalhos realizados dificilmente terão boa qualidade.

De acordo com Marcelo Rodrigues, proprietário e fundador da Planeta Transfer, existem os seguintes tipos de prensa para sublimação:

  • Prensa plana: pode ser encontrada em variados tamanhos;
  • Prensa côncava e convexa: é normalmente usada para produtos como bonés e calças jeans;
  • Prensa cilíndrica e cônica: é aquela que “abraça” o objeto, como as canecas, por exemplo;
  • Prensa de giro: faz movimentos circulares e, portanto, acompanha o objeto em todo o curso necessário. É a mais versátil, por permitir a personalização de diferentes itens.

Há, ainda, as prensas calandras de fita, de tecidos e, até mesmo, as que transferem peça a peça. No entanto, esses tipos de prensa para sublimação são mais comuns em formatos industriais”, ressalta.

Cilíndrica e cônica

Essas prensas que ‘abraçam’ os objetos devem ser usadas em itens que aguentam o tempo, a pressão e a temperatura necessários para uma boa transferência”, explica Rodrigues.

Dessa forma, além de canecas, elas são usadas para personalizar copos, garrafas e demais objetos com formato cilíndrico. Esse tipo de prensa para sublimação possui uma resistência que esquenta e faz a impressão.

Com isso, é possível usar a mesma prensa para sublimar diferentes produtos cônicos, apenas substituindo a resistência. E, de forma geral, existem dois tamanhos para esta resistência: padrão e menor, sendo o último para produtos mais finos, como squeezes e garrafas.

Plana

A prensa plana é bastante versátil. Ela é usada para personalizar qualquer substrato com superfície plana, como camisetas, azulejos, chinelos e capas de cadernos.

É possível encontrar esse tipo de prensa para sublimação em formatos que vão desde 30 x 30 cm até a alguns metros. Normalmente, as maiores prensas são usadas para sublimar grandes áreas de tecidos de uma só vez.

Redonda

Semelhante à prensa plana, a redonda é usada para personalizar pratos. Para tanto, a sua resistência deve ter o mesmo tamanho do prato.

Curvada

Também conhecida como prensa côncava e convexa, esse tipo de prensa para sublimação é usada para personalizar bonés. Ela possui uma curvatura que acompanha a frente do boné e, portanto, permite a realização da impressão.

Qual tipo de prensa escolher?

É preciso considerar todo o processo necessário para cada equipamento e/ou produto. De forma geral, você deve ter em mente a pressão, o tempo e a temperatura”, ressalta Rodrigues.

O especialista recomenda a quem está entrando agora no mercado que visite lojas que fabricam em larga escala, como aquelas da Rua Bresser, em São Paulo, ou Saara, no Rio de Janeiro.

As pessoas que seguem essa dica entendem que, apesar de o foco delas não ser os iniciantes, é possível conhecer melhor quais as prensas mais resistentes, precisas econômicas e com alto valor de revenda.”

De acordo com Rodrigues, detalhes como pressão e temperatura homogêneas em toda a placa, itens de segurança, display digital, placas bem fundidas e resistências blindadas é o que difere equipamentos de qualidade dos demais.

Sei que todas as pessoas pensam em começar um pequeno negócio e o orçamento, muitas vezes, é mínimo. No entanto, ao longo de 30 anos vendendo sonhos e formando profissionais, criei a convicção de que para obter sucesso não se deve pensar que, para começar, qualquer equipamento serve”, conclui.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *