Gestão

Confira como fazer estampas em alto relevo

A serigrafia em alto relevo dá um aspecto final bastante interessante às roupas, sobretudo às camisetas, por permitir que o profissional trabalhe com texturas e tridimensionalidade. Para garantir o efeito, contudo, recomenda-se a utilização da tinta plastisol e, até mesmo, da técnica embossing. Em ambos os casos, cuidados com o tempo e a temperatura de cura são fundamentais para o resultado. Confira mais detalhes abaixo.

Serigrafia em alto relevo com plastisol

O plastisol é uma tinta bastante espessa, que se assemelha a um gel, por isso, permite criar alguns efeitos de textura, como o alto relevo.

Existem duas maneiras de fazer a serigrafia em alto relevo com plastisol. A primeira delas é gravando uma matriz em 3D com emulsão especial. Dessa forma, a própria matriz já terá o efeito em alto relevo.

A segunda maneira é usar uma matriz com emulsão comum e, na hora de estampar, criar várias demãos de tinta com o plastisol de base cinza. Para isso, é preciso curar cada demão antes de partir para a próxima.

De acordo com Moacir Ferreira, professor da Gênesis Tintas  e idealizador da SILKTV, a cura das resinas plastisol se dá a partir de 175°C, durante um período mínimo de três minutos: “essa temperatura e esse tempo se adequa tanto às  tintas plastisol relevo, quanto às sem relevo. A amplitude térmica, via de regra, varia de 175°C até, no máximo, 210°C, e, a partir dessa temperatura, podemos ter problemas com o substrato (o tecido branco, por exemplo, começar a sofrer amarelamento, etc.)”, afirma.

Pontos a serem observados com a cura de plastisol

Ferreira destaca que é possível curar plastisol com pistola de ar quente, no entanto, a cura não é garantida: “aconselhamos sempre usar estufa, pois conseguimos controlar a temperatura e o tempo. Já o flash cure e o soprador térmico são ideais para realizar a pré-cura, mas se os mesmos tiverem em um controle estável e preciso no manuseamento, pode-se conseguir a cura do plastisol. Lembre-se que o trabalho manual é fundamental.”

O especialista também não recomenda usar solventes, sejam eles orgânicos ou a própria água nesse processo de serigrafia em alto relevo com plastisol: “eles são incompatíveis com o plastisol e podem causar perda de qualidade da estampa. O correto é utilizar amaciante para plastisol”, recomenda. 

Serigrafia em alto relevo com embossing

Embossing (também conhecida somente como emboss) é uma técnica de alto relevo bastante antiga que, atualmente, não é muito utilizada no mercado. Ela exige a ação de uma máquina de alta frequência com o formato do alto relevo que se deseja estampar –  por isso, trata-se de uma forma de aplicação mais cara.

Além disso, o embossing é muito utilizado em calçados, confecção de brindes, indústria gráfica, entre outros.

Quer saber mais sobre como fazer estampas em alto relevo em seus trabalhos de serigrafia? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *