Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_173148125.jpg

Tintas de pigmentos para impressão digital têxtil

Pigmentos são “colados” na superfície das fibras e para isso precisam ser combinados com químicos e resinas que coagulam na presença da tinta e curam por fixação térmica.

Tintas de pigmentos são tintas de superfície que dependem totalmente da tensão e da viscosidade das receitas, da tensão superficial dos tecidos e da reação com pré tratamentos de choque químico ou recepção mecânica da tinta.

Tintas de pigmentos são aniônicas. O receptadores das tintas depositados no tecido em geral são catiônicos ou devem possuir caráter e propriedades que revelem rendimento de cor e definição de imagem imediatamente após a deposição das micro gotas de tinta na superfície do tecido. Tintas de pigmentos devem penetrar o mínimo nas fibras, porém o suficiente para colorir as colunas negativas dos tecidos de tear circular e outros tecidos de superfície irregular. 

Acima de tudo a tinta de pigmento não pode vazar para o verso do tecido, porque haverá perda proporcional de cor. Caso haja muita penetração, haverá perdas generalizadas: nitidez da imagem, rendimento de cores e solidez na lavação. Em tecidos não tratados a nitidez da estampa e a solidez à lavação são fortemente prejudicadas, principalmente nas malhas de fibras celulósicas não tratadas para eliminação de fibrilas.

Na impressão de tecidos planos de baixa gramatura e superfície lisa, usando tintas de pigmentos, cuja fórmula contenha resinas formadoras de filmes, os efeitos negativos da ausência de pré tratamento são menores.

Na impressão com pigmentos, menos é mais.  A penetração das tintas deve ser controlada para o ponto exato em que o rendimento de cor se mantenha pelo menos próximo ao padrão de referência e a cobertura da superfície seja alta. Esta é uma contribuição exclusiva dos pré tratamentos.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar