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Tendências on demand e investimentos em novas tecnologias de impressão

Design é o fator chave, que permite exclusividade e personalização, muito mais valorizado por marcas e consumidores, além da qualidade e conforto.

Com a crescente mudança da tendência de consumo no mundo, as grandes estruturas de estamparia convencionais, conscientes do futuro que se aproxima de forma rápida, estão migrando gradativamente seus modelos de produção para atender a esse novo perfil de mercado. A Itma de 2015 em Milão,  apontava 5 % da produção em estamparia digital têxtil estariam neste novo modelo, em 2019 na Itma que ocorreu em Barcelona, já estamos falando  da marca de 10% da impressão nesta área.

Pontos importantes são considerados na escolha de um produto ou processo, hoje são vistos com outros olhos, e o mercado de consumo consciente estão atentos aos sistemas de produção. Se são mais limpos, com menos resíduos, menor gasto de água e menor geração de resíduos no fluxo de todo processo.

O Design é o fator chave, que permite exclusividade e personalização, muito mais valorizado por marcas e consumidores, além da qualidade e conforto. Uma das vantagem da impressão direta em tecido em relação a digital sublimática, é elimina a geração de papel contaminado e não se restringe a bases sintéticas. Aplicável a diversas composições, principalmente de fibras naturais como algodão e viscose , para consumidores que não abrem mão de conforto e características naturais, que  cobrem os mercados mais exigentes como segmento infantil principalmente moda bebê,  decoração, cama e mesa , cozinha, e mercado feminino e masculino em geral. Essas composições não  puderam aproveitar a onda no processo de sublimação e o processo digital em corante reativo que apesar de boa qualidade e excelente atendimento em cores vai contra a corrente da tendência em ter mais empresas utilizando a tecnologia.

Essa nova era de impressão digital traz uma liberdade na concepção de estampas que alegra aos criativos em geral, mesmo os que não são especialistas na área de impressão têxtil e que não se envolvem mais nas técnicas limitantes das tecnologias de impressão convencionais. Isso favorece a oferta de artistas de vários mercados a colaborarem com o crescimento e valorização da impressão têxtil ampliando cada  vez mais a variedade de identidades artísticas e propondo novas aplicações e combinações de materiais. Não há mais a necessidade de atender limites de rapport padrão de cilindros ou quadros, permitindo desenhos em escalas livres , possibilitando criações mais ricas e diferenciadas , além de efeitos e cores que só eram possíveis na impressão em papel, como efeitos fotográficos e de várias técnicas de pintura. Também não é mais necessário investir em grandes instalações industriais que abrigam estoques gigantescos de cilindros gravados, estrutura e equipamento de  gravação de cilindros, sistema  de vaporização e lavagem, pois a impressão é limpa e hoje a produção que era a área úmida da produção, passa a ser tratada, quase que como um laboratório ou até um ambiente administrativo. Com isso abre-se a possibilidade que qualquer investidor com visão poder implantar no seu modelo de negócio, o uso dessa tecnologia , que com o crescimento do mercado e o avanço das áreas de design especializadas, a cada dia propõe ao mercado novas possibilidades.

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