Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Quanta tecnologia e poder cabem em uma gota.jpg

Quanta tecnologia e poder cabem em uma gota?

Estruturas diminutas, de alta eficiência A impressão digital é um sistema incrivelmente complexo baseado em microestruturas incrivelmente eficientes

Se uma impressora jato de tinta fosse uma arma de guerra seria terrivelmente destruidora: boa pontaria, alta velocidade de cálculo e endereçamento de 8.000 a 100.000 projéteis por segundo. No entanto, todo este poder está compactado em um mundo de partes ativas milhares ou bilhões de vezes menores que o conseguimos enxergar a olho nu. 

limite visualização.jpg

A pesquisa em química de nano partículas, física aplicada a microcomponentes eletrônicos é o suporte de desenvolvimento do mundo nano tecnológico da impressão digital jato de tinta.  Nano materiais e nano estruturas fazem parte da natureza desde o início da vida na Terra.  Pode haver mais bactérias em um cm2 de terra de jardim que as estrelas que vemos na via láctea. A própria vida planetária nasceu de estruturas não maiores que vírus e bactérias. Da mesma forma que microorganismos deram início à diversidade de vida, microestruturas eletrônicas e nano partículas deram vida ao sistema jato de tinta digital.

picolitro.jpg

Dentro de uma cabeça de impressão, os canais medem não mais que algumas dezenas de microns. Apesar disso, em condições equilibradas, fornecem tinta para disparo de micro gotas de 20-50 µm em taxas que podem chegar a 100.000 gotas por segundo em cada um de centenas de orifícios. Gotas de 1 picolitro tem tipicamente 12 a 13 µm de diâmetro.

Nanoescala se refere a partículas menores que 100 nanômetros (nm), partículas muito, muito pequenas. Nano se situa na escala divisória do bilhão. Em um metro cabe 1 bilhão de nm. Se 1 nm medisse 30 cm, 1 cm seria cerca de 4.500 km, alguns quilômetros a menos na distância Porto Alegre a Manaus. Nossas unhas crescem cerca de 1 nanômetro a cada segundo, o que totaliza 86,400 em um dia. 80 nm é o diâmetro de uma partícula de pigmento inkjet bem dispersado. Corantes diluídos são ainda menores e podem chegar a menos de 10 nm.       

______________________________________________ Sobre o autor:

Herculano Ferreira – Diretor de Criação e Inovações da ArtZone Arte & Tecnologia – www.artzone.com.br

ArtZone Arte & Tecnologia - Agente Lubrizol Digital Brasil – Diamond DispersionsÒ e PrintRite DPÒ

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar