Neste artigo eu vou dividir informações sobre o funcionamento do cérebro humano e da mente humana, ressaltando o que a indústria da moda pode usar em seu favor visando entregar para seu mercado alvo mais do que produtos, uma experiência de compra e de vida.
O que pode ser incorporado no atendimento ao cliente? Desde o approach, a defesa, o convencimento, a venda e o pós-venda? Todos esses passos são imprescindíveis para gerar uma venda de qualidade e mais! Gerar relacionamento entre a sua empresa e o mercado!
Approach: Nessa hora é muito importante saber qual nicho e área específica sua empresa está atuando.
Para qual público eu fabrico? Despojados? Alternativos? Socialite? Hipster? Modismo? Patrício? Costume saudável? Viajantes? Festeiros? Família?
Para qual faixa etária eu desenvolvo o estilo do meu produto? Bebê? Infantil? Jovem? Jovem adulto? Adulto? Adulto meia idade? Terceira idade?
Uma vez construída a visão do que o seu público alvo quer, mais resultados você terá.
Bases para um approach eficiente: entenda os porquês e as motivações que levam aquele nicho em especial a se interessar por algo, seus desejos, dores e medos.
Defesa: Explique como seu produto é feito. Liste com congruência os porquês para gerar validação, é o que levará aquele potencial comprador a acreditar que a sua oferta é melhor do que o do vizinho. Aqui entra o “como é o seu produto”.
Saiba que o consumidor de hoje em dia é crítico, antenado e possui um smartphone que possibilita a compra de basicamente qualquer produto, seja no Brasil ou no exterior.
Ou seja, ele só vai comprar de você dentro das duas alternativas:
– Seu produto é tão barato e estão precisando tanto comprar um produto parecido que, há uma chance de comprarem de você.
– Seu produto tem valor percebido e agregado, o comprador já pesquisou e avaliou que sua oferta é a que mais se encaixa no perfil dele. Com isso, ele vai se sentir a vontade de investir o dinheiro dele na sua empresa.
Qual das duas realidades acima você deseja para sua empresa?
Quando alguém compra algo de você, esse alguém está investindo em você. Saber disso faz toda diferença.
Convencimento: é feito apresentando o “o que”. O que é seu produto, descrever com detalhes a composição, os tamanhos, as cores, as estampas e etc.
Conversão em venda: é importante disponibilizar facilidades para o seu cliente; APP, e-commerce, whatsapp, instagram ou facebook, compra física, sistema de entrega, cartão débito e crédito, dinheiro, boleto, transferência, etc…
Faça conexões e gere possibilidades onde o seu cliente sinta que está levando mais do que ele está pagando.
Tenha sempre em mãos o cadastro do seu cliente e ou contato, para que você continue a relação após a venda e envie newsletter sobre novos produtos e promoções. Trace um perfil dele e faça a comunicação personalizada.
O mundo está cheio de vendedores de produtos, seja diferente, se destaque e agregue valor na vida de quem compra da sua empresa, seja humano.