As retículas Greyscale da Serigrafia tem tamanhos de pontos variáveis
para representar as passagens tonais do claro para o escuro, nas quatro zonas
da imagem impressa: Altas Luzes (tonalidades de 1 a 25%), Médias Luzes (26% a
50%), Sombras Médias (51 a 75%), Sombras (76% a 100%). Na impressão digital o
esquema segue igual, com uma diferença: as cabeças jato de tinta, combinando
recursos de softwares (Drivers – Controles eletrônicos carregados na placa mãe)
e softwares RIP e Perfis de Cores traduzem os algoritmos matemáticos dos
arquivos e dos pixels do monitor para quantidades de tintas CMYK simples ou “CMYK
Estendidos (CMYK-n, ou no Photoshop, Cores Indexadas).

Imagine um dosadora eletrônica de pigmentos em uma casa de tintas que
prepara cores sob demanda. Impressoras trabalham sob o mesmo princípio, porém,
dosando cores em gotas de tamanho nano, medidas em picolitros. Cabeças de
impressão de escala de cinzas com ponto variável (Greyscale de até oito
tamanhos de ponto
) criam a sensação de realidade nas imagens ejetando até 8
tamanhos de nano gotas de tinta. (1
picolitro = 12 microns, ou 1000 nanolitros = 0.000.001 de 1 ml
) formam
imagens bastante semelhantes ao que vemos na natureza. Se fôssemos fazer uma
correspondência de resolução entre uma impressora jato de tinta de hoje com a
Serigrafia, teríamos que utilizar uma tela serigráfica de muitos fios, no
mínimo 250 fios. Porém, para reproduzir imagens sensacionais na Serigrafia uma
tela de 150 fios já está OK, contando que o olho humano percebe padrões de
imagem (no caso, retículas) com uma certa limitação ditada pela distância e o
tamanho do impresso.

Controle das impressoras digitais e da
Serigrafia

A informação que permanece cifrada está carregada e reservada no
background de equipamentos e programas, acessórios e consumíveis digitais que
usamos. Ao comprador de um equipamento é entregue a interface de usuário e
baixo poder de entrada de dados de programação. Isto ocorre na venda de uma
impressora digital que é vendida junto com as parcerias reunidas no kit de
hardware, software e consumíveis. O princípio do negócio é embarcar em um só
sistema um conjunto colaborativo e simbiótico de parceiros que contribuem cada
um com sua parte de conhecimento e produtos – mecânica da impressora, cabeças
de impressão, tintas, programas, etc… Em resumo, o usuário cumpre rotinas
padronizadas e preestabelecidas pelo sistema e seus embarcados.

Particularidades
das tintas e cores de impressão Inkjet / Serigrafia

Inkjet
– A tinta ejetada é mínima comparada com a Serigrafia

1×1 metro de imagem pode conter
20.000.000.000 de gotas que variam de 12 microns (1 picolitro) a mais de 900 microns (80 picolitros). Isso significa uma média de 12 ml de tinta
depositada em uma imagem super cheia.

Estoque de poucas
cores de tintas

A imagem e a cor são formadas na superfície do substrato, em tempo real
com a impressão e dispensa de cozinhas de tintas e coloristas tradicionais. Na
Serigrafia o estoque de pigmentos gira em torno de 13 cores.

A reprodução de Cores Spot (Cores não
constantes do CMYK)

Impressoras com
menos de 7 cabeças de impressão não reproduzem cores complexas, spot e escuras
com exatidão. Indiferente de custo, impressoras CMYK mais simples conseguem
reproduzir cerca de 70% das cores dos catálogos de referência do mercado,
principalmente na impressão de corantes Reativos. Corantes de sublimação,
Ácidos e Pigmentos, dentro de seus espaços, reproduzem cores com mais
facilidade.

Idade das cabeças de impressão

O envelhecimento das
cabeças de impressão inutiliza progressivamente as configurações e perfis de
cores. 

Topografia, peso e composição dos
tecidos

O conjunto pesa mais
na qualidade da impressão DTF e DTG do que na serigráfica têxtil. Pré
tratamentos, tintas, equipamentos e programação de passadas de impressão bem
adaptados à engenharia das cabeças de impressão e perfis de cores melhoram o
controle desta limitação. A rigor, para cada grupo restrito de tecido é
necessário ajustar um perfil de cores escolhido entre 2 a 4 passadas de
impressão.

Ganho de
ponto na impressão de corantes

Composições de viscose com elastano, algodão
e outras fibras naturais principalmente tecidas em malhas, sofrem com alto
ganho de ponto (dot gain = borrão de contornos e alastramento de pontos
impressos para além de seus limites). Este
é o principal problema que o pré
tratamento deve resolver. Na serigrafia têxtil rotativa o Ganho de Ponto e a
Perda de Ponto (Loss dot – falta de pontos por entupimento ou crise
de relacionamento do ponto impresso com a superfície dos tecidos
) são muito
frequentes e de maior proporção.

Administração
da impressão digital  

No mundo digital as práticas organizacionais,
5S e outros recursos relacionados ao ambiente de trabalho devem primar pela
perfeição. Traduzir as imagens e seus parâmetros de resolução, definição e cor
para comandos de impressão é a parte mais difícil da estamparia digital. Esta
tarefa cabe
aos desenhistas técnicos e operadores do sistema.

Na Serigrafia o acesso mais aberto e a
proximidade dos pontos de controle do processo, facilitam o controle geral,
apesar de agregar mais tempo e ações operacionais.