Para começar promoção vem do verbo promover, ou seja, dar evidencia, destacar algum produto ou serviço.

Promoção bem feita, precisa ter data para começar, data para acabar e um proposito bem especifico, se por acaso deixa algum destes itens de fora você não está fazendo uma promoção…

Mas quais produtos posso colocar em promoção?

E a resposta é depende!

Depende do seu propósito, vamos supor que você deseja liquidar o seu estoque de produtos que vendem pouco e tenham pouca margem, os produtos já estão junto com o propósito percebe.

Há! Meu objetivo é capitalizar o caixa da empresa, diminuindo o nível de estocagem, aí você pode fazer uma brincadeira de colocar os produtos que tem margem alta e baixo giro, junto com produtos de margem baixa e alto giro, criando combos.

Mas o que está proibido de colocar na promoção um produto que vende muito e tem margem alta, este você não vai fazer promoção (dar desconto) afinal ele já “vende sozinho”!

No ponto de vista financeiro o maior cuidado é para não deixar o seu produto ou serviço com margem de contribuição negativa, pois aí você estaria pagando para que o cliente leve o seu produto ou serviço.

A conta que você precisa fazer para ter o preço mínimo de venda e evitar que isso aconteça é a seguinte:

Preço de venda mínimo                                                   Custos variáveis                                         

                                            100% – (% despesas de vendas + %Margem de contribuição desejada)

 

Vamos fazer um exemplo:          50,00_______

                                                  100% – (15%+0%)

 

Logo o preço de venda mínimo seria:         50,00___     >>>          50,00      >>>  58,83

                                                                       100% – 15%                      85%

 

*Custos variáveis – Todos os custos que variam com a venda e ou produção, exemplo, insumos e matérias primas;

*Despesas de vendas – tudo aquilo que pago por vender, exemplo, impostos, taxa de cartão, comissão e entre outros;

*%Margem de contribuição – o quanto cada produto vai contribuir para pagar os custos fixos e se sobrar gerar lucro.

Se eu vender este produto por menos de 58,83 eu estaria pagando para o cliente levar, por favor cuidado para não cometer este erro!