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Como definir o que colocar em promoção e os cuidados no ponto de vista financeiro?

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Chegando o final de ano começa a saga das promoções, liquidações e descontos imperdíveis, e você empreendedor precisa tomar muito cuidado para não fazer besteira.

Para começar promoção vem do verbo promover, ou seja, dar evidencia, destacar algum produto ou serviço.

Promoção bem feita, precisa ter data para começar, data para acabar e um proposito bem especifico, se por acaso deixa algum destes itens de fora você não está fazendo uma promoção...

Mas quais produtos posso colocar em promoção?

E a resposta é depende!

Depende do seu propósito, vamos supor que você deseja liquidar o seu estoque de produtos que vendem pouco e tenham pouca margem, os produtos já estão junto com o propósito percebe.

Há! Meu objetivo é capitalizar o caixa da empresa, diminuindo o nível de estocagem, aí você pode fazer uma brincadeira de colocar os produtos que tem margem alta e baixo giro, junto com produtos de margem baixa e alto giro, criando combos.

Mas o que está proibido de colocar na promoção um produto que vende muito e tem margem alta, este você não vai fazer promoção (dar desconto) afinal ele já “vende sozinho”!

No ponto de vista financeiro o maior cuidado é para não deixar o seu produto ou serviço com margem de contribuição negativa, pois aí você estaria pagando para que o cliente leve o seu produto ou serviço.

A conta que você precisa fazer para ter o preço mínimo de venda e evitar que isso aconteça é a seguinte:

Preço de venda mínimo                                                   Custos variáveis                                         

                                            100% - (% despesas de vendas + %Margem de contribuição desejada)

 

Vamos fazer um exemplo:          50,00_______

                                                  100% - (15%+0%)

 

Logo o preço de venda mínimo seria:         50,00___     >>>          50,00      >>>  58,83

                                                                       100% - 15%                      85%

 

*Custos variáveis – Todos os custos que variam com a venda e ou produção, exemplo, insumos e matérias primas;

*Despesas de vendas – tudo aquilo que pago por vender, exemplo, impostos, taxa de cartão, comissão e entre outros;

*%Margem de contribuição - o quanto cada produto vai contribuir para pagar os custos fixos e se sobrar gerar lucro.

Se eu vender este produto por menos de 58,83 eu estaria pagando para o cliente levar, por favor cuidado para não cometer este erro!

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