Primeiro precisamos entender que a única ferramenta que apura Lucro é o Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE, seu caixa não apura Lucro, seu preço não apura Lucro e principalmente NÃO EXISTE LUCRO DE 100%!!!

Mas o que é Lucro então?

Lucro é o resultado do seu faturamento, menos os seus custos variáveis, menos as suas despesas variáveis, menos os seus custos e despesas fixas. Ufa!

Vejamos um modelo (resumido) de um DRE Gerencial:

Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE

( = ) Faturamento

( – ) Custo Variável

( – ) Despesas de Variáveis

( = ) Margem de Contribuição

( – ) Custo e Despesas Fixas

( = ) Resultado Operacional (Lucro)

( – ) Outras Saídas

( + ) Outras Entradas

( – ) Investimentos

( = ) Resultado Líquido (Lucro Líquido)

Observação: Dependendo da sua opção tributária (se for Lucro Presumido ou Lucro Real), você pode ainda ter aplicação de Impostos sobre este Lucro, antes de chegar ao Lucro líquido. No Simples Nacional isso não acontece. Para ter mais detalhes sobre este cálculo no caso do Lucro Real ou Presumido recomendo a orientação de um bom profissional de contabilidade.

Agora vem a parte boa, não é porque na DRE você apurou Lucro que ele está disponível no seu caixa.

O Lucro demora para ser integralizado, ou seja, ficar aa disposição da empresa, demora por conta do seu prazo de recebimento por exemplo. Outro fator é que este lucro pode ter sido investido, em estoque por exemplo, as vezes você aumenta o seu nível de estocagem e o seu Lucro ficou imobilizado.

Por isso precisa-se muito fazer o DRE e Fluxo de Caixa para mensurar o Lucro e saber quando e onde ele está.