Precificar não é uma ciência exata, pois tem que ser bom no financeiro, estratégico e no ponto de vista de marketing. Podemos dizer que precificar é uma arte!

Diante disso temos erros que não podemos cometar, pois com certeza isso vai impactar o resultado do seu negócio:

1º – Montar o seu preço apenas com o ponto de vista financeiro (normalmente esta pessoa utiliza-se da técnica do mark-up na precificação),

Esse erro pode te deixar de fora do mercado, pois ainda precisa refletir sua estratégia e também trabalhar com o marketing.

2º – Copiar o preço do seu concorrente.

Isso é horrível, pois a mensagem que isso passa para o mercado é que tanto faz, você está querendo dizer que seu produto ou serviço não tem diferencial, no ponto de vista financeiro é trágico, pois vocês não possuem a mesma estrutura de custos.

3º – Não evidenciar valor do seu produto ou serviço.

Aqui o problema é soltar a seguinte frase, “Ah! Isso é fácil de fazer!”, bem na hora que estiver negociando com seu cliente, você fala isso e depois vai querer dizer que as pessoas não valorizam o seu produto ou serviço, então comece por você a valorizar e evidenciar o valor do seu produto ou serviço.

4º – Achar que preço de venda tem lucro.

A ÚNICA maneira de mensurar lucro é utilizando o DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, Preço de Venda tem Margem de Contribuição!

5º – Esquecer de colocar as despesas com a venda.

Muitos esquecem de que o imposto, a taxas dos meios de recebimentos, comissões, e outras despesas de venda ocorrem, e pior boa parte delas são %, e aplicadas sobre o preço de venda e não sobre o custo, o que isso quer dizer, que quanto mais você aumentar o preço mais vai pagar em valor monetário.