• Canal Digital Future Print is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Oportunidades, Sinalização

Acrílico em chapa, tubo ou tarugo, qual a diferença?

Acrílico para comunicação visual é encontrado no mercado como chapa, tubo e tarugo, em processos de fabricação por fundição ou extrusão. Conhecer a diferença entre os formatos é importante para determinar a melhor aplicação, de acordo com a especificidade de cada projeto. Transparência, resistência e dimensões das peças são diretamente influenciadas pela escolha correta do acrílico.

CHAPAS

Popularmente chamada de cast, a chapa fundida é produzida com ampla variedade de tamanho e espessura. Fundida entre placas de vidro, ela tem excelentes propriedades óticas e acabamentos das superfícies, além de ser oferecida em uma grande variedade de cores e composições. Destaque para força, estabilidade e resistência às condições do tempo e termoformáveis. Está disponível nas opções transparentes, translúcidas e em cores opacas, combinando com uma variedade de texturas superficiais. A chapa extrusada é feita a partir da compressão dos grânulos acrílicos por meio de uma rosca de extrusão convencional. Fundido e empurrado por uma matriz em um processo contínuo, esse tipo de acrílico tem grande variedade de largura e comprimento. É uma opção econômica, contudo podem ocorrer linhas de fluxo e distorções.

TUBOS

São amplamente usados quando é preciso transparência ou uma peça para usinagem. Disponíveis também como fundidos e extrusados, os tubos tem como diferenciais a

transparência, o processo de usinagem e a colagem. Existem dois principais tipos de tubos: sem costura e com costura. Eles diferenciam-se pela propriedade mecânica,

que é afetada quando há costura devido a colagem.

TARUGOS

Produzido por um processo que envolve fundição dentro de molde, cura e polimento, o tarugo cast possibilita melhor qualidade do produto final. Já o extrusado surge depois de grânulos acrílicos serem comprimidos por meio de matrizes extremamente polidas. É bom ficar atento a esse tipo, pois as marcas da matriz e outras imperfeições podem deixar o produto menos atraente. Tarugos acrílicos chamam atenção pelas características mecânicas, químicas e de transparência. Fáceis de usinar, são encontrados em formato redondo, quadrado e hexagonais.

5 dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *