• Canal Digital Future Print is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão, Impressão Serigráfica

5 dicas para os empreendedores do segmento de sublimação

Os empreendedores do segmento de sublimação precisam estar constantemente atentos às novidades do mercado. Além disso, é preciso inovar, agregar valor aos produtos e serviços e, claro, ficar atento à gestão do negócio para que ele se mantenha lucrativo.

Parece muito mais fácil na teoria do que na prática. Afinal, o mercado sublimático é bastante concorrido a rotina dos trabalhos acaba fazendo com que não consigamos olhar para todos os pontos importantes.

Se você chegou até aqui, no entanto, é porque está interessado em evoluir e fazer o seu negócio crescer. Então, não deixe de conferir essas dicas para empreendedores do segmento de sublimação!

1 – Saiba muito bem como o mercado funciona

Essa pode parecer uma dica óbvia, no entanto, muitos empreendedores do segmento de sublimação entram na área com a crença de que ela será fácil e vender jamais se tornará um problema – deixando de lado, assim, um entendimento mais profundo de como o mercado funciona e de quais os processos e maquinários adequados para atender aos clientes.

“Como todo segmento que está com grande visibilidade, é necessário que o empreendedor busque, primeiro, conhecer bem o mercado de sublimação e segmentos que faz parte de sua cadeia de produção. Saber quais equipamentos e insumos necessários para cada tipo de demanda e qual a sua capacidade de investimento é essencial para entrar neste mercado competitivo”, aconselha Matheus Cosso, instrutor de curso de sublimação e transfer laser.

Pense que você precisa conhecer o máximo possível da área para que consiga gerenciar a empresa – e, assim, poderá entregar resultados de alta qualidade para os clientes e ganhar destaque.

2 – Aposte em capacidades técnicas e gerenciais

“Eu sempre digo que sublimação é uma área que exige um conjunto de conhecimentos para o empreendedor poder ser competitivo”, alerta Cosso.

Para o profissional, os empreendedores do segmento de sublimação precisam de muita disciplina, conhecimentos básico em gestão de empresas e habilidades e técnicas de vendas: “também é preciso ter conhecimentos mais técnicos, como a capacidade de criar suas próprias artes (design gráfico), manipular de prensas térmicas e dominar informática o suficiente para configurar um perfil de cores de suas impressões – além de uma boa noção em colorimetria, tanto RGB quanto CMYK, para fazer as correções e tratamentos necessários em imagens e fotos a serem estampadas”.

3 – Saiba onde investir

Muitas vezes, a ânsia de fazer o negócio prosperar e apresentar novidades aos clientes pode fazem com que os empreendedores do segmento de sublimação invistam nas frentes erradas. 

“Busque, primeiro, o conhecimento para depois fazer o investimento. Assim, o risco de perder dinheiro em equipamentos e insumos de baixa qualidade ou produtividade reduzem bastante”, recomenda Cosso.

Tenha em mente que é preciso pensar de forma estratégica e apostar no que realmente faz sentido para o perfil de clientes atendidos e para o crescimento do seu negócio.

4 – Encare os desafios com criatividade

O mercado de sublimação é bastante concorrido. Por isso, muitos empreendedores falham ao insistir em oferecer mais do mesmo.

Desafios e obstáculos vão acontecer ao longo da sua jornada, mas o importante é se forçar a pensar além do óbvio e descobrir maneiras de trazer diferenciais ou produtos/ serviços complementares, que encantem os seus clientes. 

5 – Empreendedores do segmento de sublimação devem fazer uma gestão profissional

Por fim, é essencial que os empreendedores do segmento de sublimação também deem a devida atenção para a saúde financeira e para a gestão do negócio.

Pense que nenhuma empresa sobrevive no longo prazo se não houver um olhar e um controle profissional no fluxo de caixa. Por isso, pode valer a pena dar alguns passos para trás para organizar a “casa” antes de sair por aí tentando aplicar técnicas de vendas ou de retenção de clientes!

5 dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *