• Canal Digital Future Print is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Impressão Digital

3 técnicas de impressão na decoração para você colocar em prática agora!

3 técnicas de impressão na decoração para você colocar em prática agora!

O uso de técnicas de impressão na decoração está cada vez mais comum. Com a impressão digital, por exemplo, é possível criar peças altamente personalizadas em baixa escala e com alta qualidade e velocidade.

Além disso, a impressão 3D também está revolucionando o setor de decoração, permitindo, assim, desenvolver protótipos e produtos a um custo muito mais baixo e, também, com maior agilidade.

Impressão digital

A impressão digital é uma das técnicas que estão chamando grande atenção no segmento de cerâmicas. O processo tem sido uma verdadeira revolução para a criação de produtos criativos e que seguem as tendências do mercado.

A tecnologia já havia sido explorada para a decoração de pisos e revestimentos. Atualmente, no entanto, a impressão digital traz ainda mais modernidade, facilidades e inovações.

Com isso, a impressão digital permite fabricar peças com design personalizado ou de alta complexidade. 

Na cerâmica, o processo oferece uma grande gama de imagens, além de permitir reproduzir com precisão texturas como madeira e pedras. Com isso, essa técnica de impressão na decoração traz uma grande versatilidade para os fabricantes.

Plotagem

A plotagem é uma técnica de impressão que vem chamando atenção pela sua praticidade e baixo custo. Dessa forma, ela permite mudar a decoração da casa com estilo e grande funcionalidade.

Por meio da plotagem, é possível criar adesivos para revestir as mais diversas superfícies. Assim, essa é uma técnica que permite personalizar estampas e padrões de acordo com os desejos dos clientes.

Impressão 3D, mais uma das técnicas de impressão na decoração

“A impressão 3D pode ser usada na área de decoração de ambientes, tanto na parte do desenvolvimento de produtos quanto na produção de artigos finais“, afirma Tiago Oltramari Marin, co-fundador da Wishbox Technologies.

De acordo com Marin, a impressão 3D permite a criação de protótipos a um custo muito mais baixo e de forma rápida. Assim, é possível validar o design de peças de decoração antes de partir para fabricação em escala.

“Na fabricação final de artigos de decoração, o método de fabricação fará maior sentido para produção de itens personalizados, de acordo com requisitos específicos do cliente. Sendo assim, as técnicas de impressão na decoração irão possibilitar a fabricação de itens únicos e exclusivos à um custo muito competitivo, pois não há necessidade de investimento em ferramentaria e moldes”, complementa.

Atualmente, as técnicas de impressão 3D mais difundidas na decoração são a FDM (Modelagem por Fusão e Deposição de Filamento Fundido) e a SLA (Estereolitografia, que trabalha com resina líquida), que tem aplicações distintas.

“No caso da produção de artigos para decoração de ambientes, a tecnologia FDM (impressão por filamento) é a mais indicada, pois permite produção de peças maiores à um custo mais baixo. Outro aspecto interessante dessa tecnologia é a diversidade de cores dos materiais. O plástico PLA, por exemplo, além de ser amigável com o meio ambiente oferece um bom acabamento e uma grande variedade de cores e tonalidades”, explica Marin.

Para garantir um bom resultado final, é recomendada atenção à qualidade da impressora e do filamento que serão utilizados na impressão das peças. Equipamento e insumos de baixa qualidade acabam impactando diretamente no aspecto visual da peça final, podendo resultar em diferentes tonalidades da mesma cor, ranhuras, falhas e até mesmo deformações ou quebra das peças.

Por fim, também é importante que os projetos CAD estejam adequados à impressão 3D, respeitando os parâmetros necessários, e que o arquivo seja exportado em formato compatível (.STL ou .OBJ).

As inovações tecnológicas permitem novas formas de criar, produzir e trabalhar. É por isso que o uso das técnicas de impressão na decoração estão se tornando cada vez mais populares.

5 dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *